"

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

TOP PASTEL - Documentários de Heavy Metal

Posted by Pasteleiro On 18:52 1 comentários

Top Five Documentários para entender o Heavy Metal

Como entender um estilo que tem dezenas de “facções” indo do New metal até o Black Metal? Para isso sempre são lançados documentários que vão afundo nas histórias de movimentos e bandas e para você não entender um pouco mais separamos os 5 mais importantes:


1 - Until The light take us

Direção: Aaron Aites, Audrey Ewell





Como contar uma história tão forte e delicada ao mesmo tempo, sem tomar lados ou mostrar bandidos como mocinhos?
Essa pergunta deve ter rondado a cabeça dos diretores Aaron Aites e Audrey Ewell ao pensar e por para funcionar o projeto de Until the Light takes us!
Um documentário que vai a fundo às mentes (Tortas leia se de passagem) dos criadores do estilo mais controverso do mundo o tal do Norwegian Black Metal (Black Metal Noruguês), que tem como principais características histórias mortes e luta contra o Cristianismo.
Tudo é explicado de maneira fria,como a música pede,deixando os sons de fundo somente com trilhas tristes e imagens da gélida nação norueguesa ao fundo de seus personagens principais, nesse caso Varg Vikernes (Burzum) e Fenriz (Darktrhone) amigos (Se puder usar essa palavra..) e criadores do Black circle,que no filme é explicado de forma minuciosa.
*Spoiler de utilidade pública: Se você tiver estomago fraco pule as partes aonde mostram Dead vocalista da banda Mayhem após o seu suicídio (São mostradas as imagens do ocorrido) e também a cena que Frost do Satyricon realmente corta seu braço e pescoço numa exposição de “arte”.





2 - Anvil-The Story of Anvil

Diretor:Sacha Gervasi





Uma banda que teve um sucesso mediano no começo dos anos 80 na explosão do hair metal junto a milhares que venderam 100 vezes mais discos e mesmo assim ela foi infinitamente mais influente que o Def Leppard, por exemplo, com esse mote nós vemos o Documentário sobre o Anvil!
Do luxo ao lixo literalmente o filme capta de forma direta e delicada a situação vivida pelos músicos,que foram dos grandes shows em estádios para virarem entregadores de comida no Canadá!





3 - Rush-Beyond the Lighted stage

Diretor:Sam Dunn e Scott Mcfadyen





A santíssima trindade do Rock lançou aquilo que parecia impossível até para os fãs mais ardorosos, a sua intimidade.
Canadá era o fim do mundo nos anos 70 e pouquíssimos artistas conseguiam atravessar a fronteira com os EUA e isso mudou quando três amigos nerds forçaram a barreira com um hard rock e progressivo e um show técnico que impressionava até os caras do Kiss!
Trechos de reuniões familiares e até de backstage transformam a banda em algo que ninguém conseguiria pensar,eles são humanos!
O Deus da bateria Neil Peart é humano, sua insegurança é demonstrada a partir do momento em que fala sobre as tragédias que lhe ocorreram e também sobre a volta da banda depois de tantos anos parados.
Mas o que significa mais relevante em tudo isso,é que ao ver o documentário percebemos o valor de uma amizade,que ali é colocada acima de tudo,até da música em muitos momentos.
Depois de ver esse documentário entenda porque 10 entre 10 fãs de metal gostam do Rush!





4 - Get Thrashed

Diretor:Rick Ernst





O trash metal entrou nos anos 80 como um filme do Stallone com tiros,explosões e muito barulho!
Nesse documentário vemos a relação entre as bandas e principalmente a forma como o underground tomou de assalto o mainstream com os discos Reign in Blood(Slayer),Peace Sells but who´s buiyng?(Megadeth) e o mais ovacionando Master Of puppets(Metallica)!
Um fator interessante é a relação estreita entre bandas e fãs,o que levou a alguns dos mesmos a formarem os seus próprios projetos anos depois,como é o caso de Corey Taylor do Slipknot.





5 - Flight 666

Diretor:Sam Dunn e Scott Mcfadyen



Top Five Documentários para entender o Heavy Metal.


A maior banda de metal de todos os tempos?Sim!Os fãs mais doentes do mundo?Sim!
Assistir a Flight 666 é poder presenciar uma banda que se apresenta com uma facilidade impar(Noite após noite o que vemos são 6 caras se divertindo ao extremo!) e que leva multidões a todos os lugares que toca,um destaque especial é o Brasil,aonde a equipe do documentário ancora e presencia o fanatismo dos fãs!
Vale lembra alguns outros documentários sobre o estilo:
-Some Kind of Monster
-Metal: A Headbanger's Journey
-Global Metal





O artigo acima foi escrito por nosso colaborador Rodrigo Moia, que logo terá mais novidades sobre músicas para vocês.

1 comentários:

Post simplesmente sensacional.
Eu ainda não tinha visto um blog nacional com dicas tão boas de documentários sobre bandas. Parabéns!