"

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

TOP PASTEL - Velhinhos no Cinema

Posted by Pasteleiro On 23:19 1 comentários

Ser velhinho hoje em dia não é moleza, e mesmo nos filmes é difícil alguém respeitar o pessoal mais velho, mas nessa lista estão todos os tipos de velhos, de casca-grossa a professor, de rabugento a assassino. O jeito é você ver e depois dizer o que achou.


1. Paul Kersey - Desejo de Matar





Paul Kersey é um dos velhinhos mais invocados do cinema, e a seqüência de filmes da série “Desejo de Matar”, em que o protagonista sempre perde alguém e motivado por uma vingança sem fins sai matando os bandidos responsáveis pelo crime. A posição nesta lista pode se contestado por alguns, mas a posição é também uma homenagem a Charles Bronson.





2. Walt Kowalski – Gran Torino





Walt é mais um personagem de Clint Eastwood, como o Estranho sem Nome, o Sargento Durão ou mesmo o policial violento, mas será mesmo que ele é um vingador como todos esses, creio que esse filme é o capítulo final de todos esses personagens. A pergunta no final do filme é como um homem tão calejado e com um passado tão violento tem uma solução tão estranhamente pacifica (coisa incomum aos personagens de Clint), talvez a resposta esteja no passado.





3.Carl – UP Altas Aventuras




Essa é a primeira vez que uma animação entra em um Top Pastel, e se é para incluir um personagem nessa lista, porque não um velhinho que representa tão bem a classe, a triste história de Carl; e a forma como ele se transforma em um homem solitário talvez seja uma das mais tristes em um desenho, mas não deixa ser um grande personagem.





4. Kurt Dussander – O aprendiz





Já ouviram aquele ditado “Não mexa com o que está quieto”, pois bem talvez essa seja a grande lição que aprendemos com Kurt Dussander nesse filme, um nazista adormecido, brilhantemente interpretado pelo veterano Sir Ian Murray McKellen, que é desperta seu lado negro através da curiosidade do jovem Todd (Brad Renfro). Somente Stephen King nos traria esse terrível personagem.





5. Dumbledore – Harry Potter





Muitos devem achar que Dumbledore deveria ser o primeiro da lista, eu discordo, acho que a quinta colocação lhe cai bem, apesar de toda atração que Harry Potter exerce no mundo do cinema, Dumbledore não é o grande personagem do filme, por isso sua posição. O personagem teve dois atores representando ele nos cinemas, primeiro o brilhante Richard Harris, que infelizmente veio a falecer, e deixando de herança o papel para Michael Gambon.





6. Jigsaw – Jogos Mortais





Jigsaw ou John Kramer (Tobin Bell) é o mais perigoso velinho desta lista, um psicopata que ao ter uma segunda chance na vida após um grave acidente, resolve abrir os olhos de outras pessoas. Tobin Bell ganhou o papel da sua vida em “Jogos Mortais”, antes pouco conhecido o único filme que o reconheci foi em um episódio antigo de “Seinfeld





7. John Gustafson e Max Goldman – Dois Velhos Rabugentos





Ia colocar Jack Lemmon e Walter Matthau separados, em filmes diferentes, mas não achei nada justo afinal à amizade entre eles, e a longa galeria de filmes que fizeram juntos me permitiu escolher dois personagens que fizeram jus a amizade deles, por isso escolhi John Gustafson e Max Goldman do sempre engraçado “Dois Velhos Rabugentos”; creio que esse filme representa bem os dois atores.





8. Hub e Garth McCann - Lições Para Toda a Vida





Quando eu acrescentei Hub e Garth McCann (Robert Duvall e Michael Caine)na lista, achei que poucas pessoas iam se lembrar desses dois velhos durões, afinal o filme não foi muito sucesso por aqui, a história é divertida, porém o grande destaque do filme seja Haley Joel Osment, não por sua atuação, mas por ser o primeiro filme que fez quando já estava mais grandinho.





9. Anésio Gebara – Filhos do Carnaval





Anésio Gebara é o único personagem nacional na lista, pena que vão ser poucos que vão saber do que se trata à ótima; porém escondida série “Filhos do Carnaval”, nos apresentou a esse bicheiro carioca interpretado pelo sempre canastrão Jece Valadão, o nome dos capítulos associados a jogo do bicho e a grande qualidade da história com coadjuvantes fortes só enriquecem mais a trama. Se você ainda não assistiu recomendo.








10. John Rooney – Estrada para Perdição





Estrada da Perdição é um dos únicos filmes em que Tom Hanks é um bandido, afinal é raro o ver representando um vilão, ainda tempo um Jude Law fazendo um estranho matador que chama a atenção; porém com tantos personagens o grande Paul Newman, em um dos seus últimos filmes, rouba a cena como um velho mafioso que tem uma relação de amor e ódio com o personagem de Hanks.





Não coloquei o Don Corleone, do grande Marlon Brando, que obviamente estaria no topo da lista, pois não consigo enxergar ele como um velhinho me parece que ele está acima da idade, pode ser coisa minha, para quem ficu ofendido eu prometo que me redimo quando falarmos de mafiosos.





ATUALIZADO

O leitor Neto lembrou, um grande furo deste Pasteleiro, eu esqueci de um clássico, o pop Pat Morita que marcou gerações como o Sr. Miyagi no filme Karate Kid.





Para recompensar a ausência dele na lista original, vai um video com a suprema lição dele.





Obrigado Neto pela ajuda, e se você que vir o post achar que está faltando alguém, faça como ele nos inidique que publicamos e creditamos.

1 comentários:

- Pat Morita: Sr. Miyagi (Karate Kid)