"

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SUCOS DO RODRIGO - Para entender a maior banda do mundo!

Posted by Pasteleiro On 17:45 1 comentários

U2 virá ao Brasil em Abril desse ano, então para comemorar esse grande evento que tal entender um pouco mais sobre a maior banda do mundo (Você gostando ou não eles são os maiores!)?





U2-Boy 1980.





No primeiro disco dos irlandeses é perceptível a doçura adolescente e as inseguranças que a mesma oferece, seja em músicas como A Day without me ou na quase punk The Eletric co. Vemos um U2 com sangue nos olhos, sem olhar para lado nenhum somente com a meta de conquistar o que for possível!


U2- October 1981





Toda insegurança do disco anterior foi substituída por uma autoconfiança critica que observava uma Irlanda se reconstruindo de anos de luta entre católicos e protestantes!
Muitas vezes o trabalho se perde em um discurso forte, mas uma parede musical fraca, lógico que isso não significa algo ruim e sim abaixo do esperado, tendo como base o debut.
Destaques? Tomorroy, I fall down e a “carola” Gloria.


U2- War 1983





Trabalhando non stop desde 1979 era pouco provável que o U2 conseguisse criar algo clássico ou acima da meia após o fracasso que quase culminou com o fim da banda em se segundo álbum!
Mas como uma fênix, o quarteto renasceu e fez um disco definitivo, com músicas fortes e eternas.
É difícil escolher alguma faixa especifica, Sunday Bloody Sunday um hino contra a violência gratuita e a intolerância religiosa teve uma grande notoriedade principalmente por causa do vídeo gravado em Red rocks e talvez New Years Day tenham sido as de maior exposição, mas WAR é um disco para ser ouvido num todo sem pausa!


U2-Under a Blood red Sky 1983





Depois do disco War a banda virou um fenômeno, principalmente na Europa e agora era à hora de conquistar um terreno mais hostil, a América!
Com um disco ao vivo e muito suor a banda toma a clássica arena de Red Rocks de assalto com músicas pungentes e com a gana que só o rock pode oferecer. É maravilhoso ver e ouvir algo tão puro como esses quatros irlandeses no palco!


U2-The Unforgettable fire 1984





Será que o mundo estava preparado para esse disco?No auge do pop radiofônico descartável dos anos 80 o U2 lança um disco intricado, com ambientações difíceis e tudo isso guiado pela dupla Daniel Lanois e Brian Eno. Homenageando um ícone americano como Martin Luther King (Pride e MLK) eram claras as intenções da banda. O disco ainda oferece lindas faixas como a titulo e Bad um clássico instantâneo.


U2-The Joshua Tree 1987





Melhor disco da banda?Melhor disco dos anos 80?
The Joshua Tree é uma obra prima que foi lapidado ao longo de anos, cada música é milimetricamente calculada e um perfeito estado de sintonia. Abrir com Where the streets have no name, Still haven´t found what I´m looking for, With or without you e Bullet in the blue Sky é covardia com qualquer outra banda, essas quatro faixas demonstram o poder do U2 e talvez seja o ponto de partido do efeito messiânico muitas vezes causado por eles.


U2- Rattle and hum 1988





Com o sucesso do disco anterior e alguns Grammys na bagagem a banda partiu para um projeto audacioso, filmar tudo que ocorria durante a sua turnê pelos EUA.
Mais do que um disco com mescla de músicas ao vivo e em estúdio, Rate and Hum é um documento importante sobre a pesquisa que a banda fez a fundo na América negra, seja no coral gospel em Still haven´t found what I´m looking for ou no pedinte tocando Freedom for my people, o U2 resolveu conhecer aquilo que sempre idolatrou. É ótimo, por exemplo, vê-los tocando com B.B King de forma despretensiosa ou a gravação sublime de Love rescue me com Bob Dylan.


U2- Achtung Baby 1991





Poucas bandas na história conseguiram manter a média de lançamentos clássicos como o U2 fez em quase 4 discos seguidos!
Com Achtung baby a excelência se manteve em um material absoluto, perfeito que influenciou a tudo e a todos no rock britânico dos anos 90 ou vocês acham que o cinismo do Oasis e as experimentações do Blur saíram da onde?
Está tudo lá, letras fortes (One, Ultraviolet, Trying throw your arms around the world), barulhos (The Fly, Until the end of the world) e as baladas épicas (Love is Blindness e So cruel).
Citar as melhores é impossível então para facilitar, ouça o disco todo repetidas vezes e sempre descobrirá algo novo e surpreendente!


U2-Zooropa 1993





Sobras de estúdio que não cabiam ou não se adaptavam ao estilo duro do disco anterior compõem esse cd polêmico, pois são os primeiros passos da banda em direção ao eletrônico.
Do flerte gritante com o pop (Babyface e Lemon) até a incursão nas batidas eletrônicas (Some days are better than others) Zooropa é um disco complicado que precisa de muita análise antes de se torna um dos prediletos de qualquer amante do U2.


U2-Pop 1997





Um peixe fora d água, assim podemos definir o disco POP!
Ele tem boas músicas? Tem sim é inegável a qualidade de Do you feel loved ou If god Will send his angels, mas muitos ao ouvir não identificam aquela banda que tinha músicas pungentes e fortes.
Tudo bem que as piores canções da história da banda figuram nesse disco, como por exemplo, Mofo e The Playboy Manson, mas é ótimo ouvir ao final dos trabalhos a sentimental e bela Please!


U2-All that you can´t leave behind 2000





Fãs decepcionados e músicos em colapso o que fazer? Simples, voltar ao básico!
ATYCLB é um belo exemplo que menos é mais sempre, um grande disco com músicas marcantes!
É lindo poder apertar o play e ouvir algo tão simplório como Beautiful Day ou se emocionar com Peace on Earth. As batidas cruas de New York mostram que as experimentações não acabaram, mas sim estão mais acertadas! Corações arrebatados (Kite e Walk on) e suor de volta (Elevation) a única coisa que os fãs sabiam naquele período era que a maior banda do mundo estava de volta mais forte do que antes!


U2-How to dismantle an atomic bomb 2004





Após o sucesso do disco anterior a banda resolveu se manter na simplicidade e tentar somente se aproximar um pouco mais do pop! Com HTDAAB é o U2 de sempre só que indo mais a fundo nas cicatrizes pessoais. Sometimes you can´t make on your own (Uma das mais belas da carreira da banda) fala do período de doença e morte do pai do Bono e como se não bastasse, é exposta a decepção do vocalista por não conseguir resolver os problemas referentes à Aids na África na belíssima Miracle Drug.
Talvez o mais pessoal e introspectivo disco da banda, mas uma grande coleção de pequenas perolas guardadas aos bons ouvintes.


U2-No line on the Horizon 2009





Tudo começou com sessões de gravadas com o mega produtor Rick Rubin, nada deu certo!
Banda perde arquivos e tempo sem tomar um rumo certo, mas como sempre o U2 se achou no “arroz com feijão” que numa boa, se torna um banquete nesse disco! Lindas faixas como a titulo, Magnificent e Moment of surrender fazem do NLOTH um dos melhores lançamentos do ano de 2009!
Lógico que temos os rocks certeiros nas cruas Stand up Comedy e a fortíssima Get on your boots. Um disco que prova que não existe limite para a qualidade desses quatro irlandeses, que venham os próximos capítulos dessa história fantástica!

O artigo acima foi escrito pelo nosso colaborar Rodrigo Moia

1 comentários:

Congratulations again!
Bom texto e bem explicativo.
Eu que não sou a maior fã do U2 posso dizer que deu uma curiosidade em conhecer mais à fundo a história musical da banda!

Well done!