"

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

SUCOS DO RODRIGO - Révi metal é Brasileiro

Posted by Pasteleiro On 09:00 0 comentários

Quando o Sepultura jogou na cara do mundo o disco Chaos A.D todos pensaram que o metal brasileiro havia chegado a seu ápice. Mas aí de forma inesperada recebemos a graça dos deuses do metal e temos dois discos clássicos Holy Land (Angra, 1995) e Roots (Sepultura, 1996), arrebentando portas e passaportes, esses monumentos do estilo mostraram ao mundo que aqui se fazia Heavy Metal e com qualidade igual ou até melhor que o restante do mundo.








Mas o assunto aqui não são as duas bandas, e sim, somente a Banda Angra. Assim como grandes bandas que não agüentam a pressão após o lançamento de um clássico a banda sucumbiu e perdeu o vocalista (Um dos melhores do mundo diga se de passagem) e teve que se refazer e é aí que quero entrar...

Poucas bandas conseguem sobreviver ou crescer após a saída de seus vocalista, aqui lembro somente do Ac/Dc que conseguiu até mais sucesso com a entrada do Brian Johnson no lugar do Bon Scott, ao perder André muitos acreditaram no fim e que eles não conseguiriam continuar, mas com uma força típica do brasileiro os caras lançaram no mercado Rebirth com Edu Falaschi, e não é que o tal disco continha músicas até melhores do que algumas da fase com Mattos?





Não podemos comparar cada um tem o seu estilo, mas com Edu ficou mais evidente o lado hard rock somado ao metal e as brasilidades típicas da banda.

O que mais fascina no Angra é o excelente casamento do Brasil com o Metal internacional, vide clássicos como Nothing to say (Aquele finalzinho tem um baião genial!), Carolina IV brinca de forma limpa e direta com os batuques afros de nosso pais, no material mais recente encontramos Hunters and prey (Versão de Caça e Caçador do Milton Nascimento) com suas guitarras doutrinadas a partir do Clube da Esquina e com isso ainda temos Unholy Wars (Melhor música da fase Edu na modesta opinião de quem escreve) com seu casamento perfeito entre a capoeira, batuques e metal!





Por todas essas razões quando coloquei as mãos no novo material da banda, percebi que o Angra se tornou maior que um simples representante do metal sul americano, hoje podemos colocá-los ao lado de grandes bandas como Blind Guardian, Helloween, Gamma Ray entre outros. Ouça:


Angels Cry
Holy Land
Rebirth
Temple of the Shadow
Aqua

0 comentários: