"

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PASTEL ESPECIAL - Oscar 1998

Posted by Pasteleiro On 12:52 1 comentários

Conforme falei no Pastel de Jiló, Titanic foi o grande vencedor do Oscar de 1998.
Por isso, agora vou fazer algo diferente, vou analisar quem eram seus concorrentes, os pasteis especiais:

Em primeiro lugar temos o filme “Melhor é Impossível”, que ganhou os prêmios de melhor ator (Jack Nicholson) e atriz (Helen Hunt), além da indicação para coadjuvante (Greg Kinnear). O filme é uma comédia romântica, com esplêndida atuação de Jack Nicholson e Helen Hunt (tanto que ambos venceram o prêmio). A história é divertida e com um roteiro que mostra momentos de drama e comédia na medida certa.
Conclusão: como um filme com atores e roteiro melhores que Titanic perde o prêmio de melhor filme? Outro detalhe: tirando Kate Winslet nenhum ator ou atriz foi indicado a prêmio algum.





Aí você me diz: Ok, é uma injustiça, mas várias situações assim aconteceram no Oscar. E eu respondo: Vocês estão certos, mas vamos olhar os outros filmes que concorriam ao prêmio.

Em 1998, aconteceu um milagre e Ben Affleck e Matt Damon (esse nem é tanto milagre), escreveram um roteiro. Isso mesmo! Muito bom por sinal, de um filme chamado “Gênio Indomável”. O filme conta a história de um jovem gênio que cresceu num ambiente de violência, tendo de aprender a lidar com seus talentos. O filme rendeu um Oscar de ator coadjuvante a Robin Williams por sua atuação e ainda ganhou o prêmio por Roteiro Original (o único Oscar que o Affleck vai ter na sua vida... rs.). Conclusão: como um filme que tem um roteiro melhor que Titanic perde o Oscar para ele.





Já são dois meus amigos, ainda faltam dois.


Não bastasse os dois filmes acima, nesse ano o outro concorrente era “Los Angeles – Cidade Proibida”. Um filme policial muito bom, que tem no elenco atores como Kevin Spacey, Russel Crowe e Kim Basinger ( esta que ganhou o Oscar de atriz coadjuvante no filme). Los Angeles ainda faturou o prêmio por roteiro adaptado.
Conclusão: como pode um filme que tem um elenco desses e ainda com um roteiro melhor (a própria academia reconhece), perder o Oscar de melhor filme, para Titanic.





Por fim, esse até posso considerar “forçar a amizade”, é o filme “Ou Tudo ou Nada”.
Apesar de “morna”, a comédia critica o desemprego na Inglaterra e mostra um bando de amigos tendo que se virar armando um show de strip-tease.
Conclusão: o filme até poderia perder para Titanic, mas vamos pensar na idéia de um bando de desempregados se submetendo a uma saída inusitada e ainda criticando o declínio das indústrias inglesas sendo melhor que um “Romeu e Julieta” reciclado num navio prestes a afundar.





Fato: Todos os filmes tinham histórias melhores que Titanic e a maior parte tinha atores melhores que Titanic. Titanic tinha apenas mais figurantes e muito mais efeitos especiais, aliás o filme ganhou o prêmio por isso. Pergunto: existe alguma grande realização na obra de James Cameron?


1 comentários:

Simples. Quem teve a coragemm de gastar milhares de dólares e botar em risco a vida de alguns atores?
James Cameron teve essa coragem os outros filmes poderiam até ser bons, mas competiram no ano errado! Pois o Titanic causou um impacto em todas as pessoas que o viram com essa emocionante história. O seu problema que Titanic é um drama/romance e filmes com esses gêneros são assim.Como eu disse anteriormente, esses filmes competiram no ano errado!!