"

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

PASTEL DELIVERY - Família Soprano (1º temporada)

Posted by Pasteleiro On 12:00 0 comentários

Quando eu pensava em máfia, sempre tinha em mente aqueles velhos poderosos cercados de sujeitos mal encarados que viviam em locais sombrios, ou mesmo de Marlon Brando, com toda sua presença em "Poderoso Chefão", mas certamente a série "Família Soprano" mudou esse meu conceito. São poucas as séries que conseguem de forma tão segura misturar violência, sexo, relações entre pessoas e drama de uma maneira eficaz, e Família Soprano foi uma delas. Os prêmios que ganhou enquanto esteve no ar são uma prova de sua capacidade.





Antes de começar a falar da série, vamos olhar sua abertura que mostra o caminho do mafioso Tony Soprano até sua casa, a música "WOKE UP THIS MORNING" que casa perfeitamente com a abertura é do grupo Alabama 3.





O legal da abertura é que através dela conhecemos muitos cenários que farão parte da série, destaque para o fato de que o rosto de Tony só aparece no final, após ter atravessado a cidade de Nova Jersey.

Agora que conhecemos a abertura da série vamos conhecer os personagens principais. O núcleo da história se concentra em Tony Soprano (brilhantemente interpretado por James Gandolfini), um mafioso que após a morte do líder de sua, ascende ao poder, porém começa a sofrer ataques de pânico quando a pressão a pressão de seu trabalho aumenta, assim indo procurar a terapeuta Dra. Jennifer Melfi (Lorraine Bracco) que sente uma repulsa e atração por Tony. Claro que essas sessões são de absoluto segredo.








Tony é casado com Carmela (a competente Edie Falco), uma mulher frustrada e de pulso firme que busca maneiras de se alegrar, tendo em vista a negligência do marido e seus vários casos. O casal tem dois filhos, a adolescente Meadow (Jamie-Lynn DiScala), que sente repulsa do pai mafioso mas ainda o ama, e seu irmão mais novo Anthony "AJ" Soprano Jr (Robert Iler), um bobalhão que parece sempre desligado do que acontece na casa e quase sempre ignorado pela familia.





Ainda ligado aos sopranos temo o Tio June (Dominic Chianese), um velho mafioso que tem toda a pinta de "poderoso chefão", e é tratado como chefe da família, mas aos poucos vai perdendo autoridade para Tony. E não podemos esquecer de Livia Soprano (Nancy Marchand), a mama Soprano, mãe de Tony e que considera o filho um fraco, sempre o culpando pelo tratamento que dá para ela e por tudo de errado em sua vida.








No mundo da máfia ainda temos Christopher Moltisanti(Michael Imperioli), primo de Carmela, que tem grande consideração de Tony. Silvio Dante (Steve Van Zandt), proprietário do Bada Bing, uma boate de strip que é palco de grandes cenas da série.Paulie "Walnuts" Gualtieri (Tony Sirico), um dos líderes da família e grande influência de Christopher, e por fim Salvatore "Big Pussy" Bonpensiero(Vincent Pastore), mafioso considerado um dos melhores amigos de Tony. Além desses existe o único amigo do Tony que não é mafioso, Artie Bucco (John Ventimiglia) o atrapalhado dono de um restaurante.








A série, em sua primeira temporada, foca na ascensão de Tony ao poder na família e a sua disputa com seu tio June, que não aceita ser passado para trás pelo sobrinho. Durante essa guerra entre tio e sobrinho a mãe de Tony acaba intervindo a favor do tio, planejando com ele o assassinato do próprio filho.

A série é uma criação de David Chase e marcou uma geração, logo continuarei falando das proximas temporadas em que o nível da série só subiu.





Lista de episódios da primeira temporada

1x01 The Sopranos
1x02 46 Long
1x03 Denial, Anger
1x04 Meadowlands
1x05 College
1x06 Pax Soprana
1x07 Down Neck
1x08 The Legend of Tennessee Moltisanti
1x09 Boca
1x10 A Hit is a Hit
1x11 Nobody Knows Anything
1x12 Isabella
1x13 I Dream of Jeannie Cusamano


Como bônus a abertura com base na série "Os Simpsons", com o personagem Tony Gordo parodiando Tony.


0 comentários: