"

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

PASTEL NA CESTA - Um gênio a italiana

Posted by Pasteleiro On 17:00 0 comentários

O que falar sobre Martin Scorsese? Um gênio? Sim! Um dos maiores da história do cinema? Sim! O mais influente? Sim!





Tudo nesse diretor de descendência italiana beira a perfeição, um trabalho com pouquíssimos erros e qualidade impressionante!

Que diretor tem um inicio de carreira como a seqüência Caminhos perigosos(Mean Streets-1973), Alice não mora mais aqui(Alice doens´t live here anymore-1974) e o insuperável Taxi Driver(Taxi driver 1976)?











Em seus filmes sempre nos deparamos com personagens perseguidos pela sociedade ou a margem daquilo que consideramos certo ou errado, só lembrar de Travis Bickle feito com supremacia pelo outro gênio Robert De Niro.





Escolher um filme? Difícil, Martin consegue passear por gêneros com uma facilidade que falta a outros mestres do cinema, da comédia (O Rei da comédia- The king of comedy-1982) passando pelo suspense/terror (Cabo do medo e Ilha do medo) indo até o drama do clássico o Touro indomável Scorsese é absoluto quando falamos em sétima arte.











Vale uma lembrança também que o diretor é o melhor para documentários sobre música, vide Elvis on tour,No direction home e The Blues, todos filmes com excelentes captações e indo a fundo em todos os assuntos, sem proteger os músicos de suas verdades muitas vezes escondidas em outros Documentários .





Scorsese tem uma facilidade enorme para contar histórias como ninguém,em todos os seus projetos somos transportados a mundos e a sociedades que estão tão próxima e ao mesmo tempo tão longínquas de nosso convivo que sempre a todo instante somos surpreendidos.

Algo a se frisar sobre esse gênio do cinema é a sua facilidade em humanizar personagens que normalmente seriam marginalizados, por exemplo, o já citado Travis Bickle.








Se você quer saber como se deve fazer um filme, assista a filmografia inteira do Martin Scorsese e aprenda com o mestre!





O artigo acima foi escrito por Rodrigo Moia

0 comentários: