"

segunda-feira, 11 de julho de 2011

FRITOS NA HORA - Monstros

Posted by Pasteleiro On 10:00 3 comentários

Imaginem alguém desenvolver uma história de terror, ou nesse caso um drama, sem efeitos especiais? É o caso do filme "Monstros" produzido em 1932. Em seu elenco não vemos astros famosos, mas sim atrações de circo.





O filme conta a história de um anão de circo chamado Has (Harry Earles) que é seduzido pela trapezista Cleópatra (Olga Baclanova) e acreditando que a trapezista também o ama ele abandona sua namorada, a também anã Frieda (Daisy Earles). O que Has não sabia é que tudo era um golpe de Cleópatra com Hércules (Henry Victor), o homem forte do circo. Porém como Hércules e Cleópatra irão descobrir: não se deve zombar das atrações do circo.









Eu li sobre o filme no livro "1001 filmes para ver antes de morrer" e adorei a ideia. Porém o que mais me atraiu foi a trama utilizar como atores as atrações de circo, entre elas podemos ver irmãs siamesas,deficientes com metade do corpo e homens e mulheres com deformidades.





O diretor do filme Tod Browning foi criticado por todos na época pelo uso de tamanhas "aberrações" como foram chamados os atores na ocasião. Diversos membros da produção se recusaram a comer junto com os "novos" atores, pois se sentiam enjoados com a presença deles.












Uma das cenas clássicas do filme é durante o jantar de casamento de Cleópatra com o anão Hans. Nela as "criaturas" do circo cantam: Você é uma de nós. Você é uma de nós. Certamente uma cena perturbadora.





Porém se você acha que as atrações de circo são os grandes vilões, estão enganados. Os humanos normais através de Hércules e Cleópatra representam sim os verdadeiros monstros do título, através de suas atitudes ambiciosas e mesquinhas.






Um clássico que vale a pena ser assistido por todos os amantes do cinema e talvez até do terror que querem entender um pouco sobre essa obra cult.

3 comentários:

ótima dica. realmente interessante, fiquei com vontade de assistir, vou procurar.

Não achei o filme assustador. Tirando o final, o filme todo e bem tranquilo - até bonito, como quando o palhaço brinca com as irmãs deficientes. Acho que ele estaria mais para um drama.

Enfim, recomendo que assistam. É um filmaço, que nos lembra o quão difícil e triste pode ser a vida.

Link para se assistir o filme online:

http://videolog.tv/769860

Então eu tb não encarei como um terror, achei um drama bem forte por conta da mulher galinha, mais o filme em si tem vários momentos tocantes.