"

sexta-feira, 1 de julho de 2011

FRITOS NA HORA - 7 samurais

Posted by Pasteleiro On 17:00 0 comentários

7 Samurais é um clássico que eu queria ver faz tempo. A longa duração do filme e a dificuldade em encontrar em boa qualidade sempre foram obstáculos para mim, porém, resolvi me arriscar e passar pelos 207 minutos de filme.





A história tem um principio bem comum, um grupo de lavradores cansados de serem roubados por um bando de bandidos resolve contratar samurais para os protegerem mas, com poucos recursos, só conseguem 7 samurais. 7 bravos samurais.





A partir dai é um show de atuações, um destaque para Toshirô Mifune que interpreta o revoltado Kikuchiyo. Além dele, outro destaque é o líder dos samurais Kanbê Shimada, interpretado por Takashi Shimura. Um clássico como esse não teria o mesmo poder se não fosse a direção do mestre Akira Kurosawa, que também colaborou com o roteiro. O filme é considerado, por muitos, um faroeste japonês. Eu achei, particularmente, o termo perfeito para essa obra.





Para vocês verem a importância dessa obra, ela serviu de inspiração para o filme "Sete Homens e um Destino" um clássico dos faroestes americanos, e também para o desenho "Vida de Inseto".





A grande sacada do filme é explorar a guerra e como ela afeta o homem comum, que em meio a todo o caos só busca uma forma de viver. Durante todo o filme os lavradores são treinados a lutar mas, no fim, voltam a sua vida comum, enquanto os samurais continuam sempre em busca de uma próxima batalha. Talvez por isso a frase final, dita por Kanbê, resuma bem esse pensamento, ele diz: "Nos perdemos novamente. Quem ganhou foram o lavradores". Nunca uma frase deixou tão clara uma situação quanto esta, por isso todos que são amantes do cinema arte e de uma boa história devem assistir a esse longo porém brilhante filme.

0 comentários: