"

quinta-feira, 7 de julho de 2011

FRITOS NA HORA - Cidadão Kane

Posted by Pasteleiro On 17:00 0 comentários

Há muito tempo devia isso a minha imagem de cinéfilo. Sabia que tinha de ver "Cidadão Kane" para me considerar um conhecedor de filmes, então há alguns dias atrás resolvi matar minha curiosidade e também conferir se de fato o filme é tão bom como dizem.





A história é sobre a vida de Charles Foster Kane, um magnata da comunicação. A história é surpreendente para um filme de 1941, tem uma trama não linear, que começa com Kane morto e o mesmo tem sua vida contada por terceiros. Se nem hoje isso é muito comum, naquela época então foi um marco.





A obra é dirigida, escrita e tem atuação de Orson Welles. Para quem não liga o nome a pessoa ele é um marco do cinema, teatro e rádio e é considerado por muitos um talento prodígio. Em um documentário que veio junto ao filme, vi algumas entrevistas de Orson, na qual ele confessa que sempre foi muito talentoso e demorou a descobrir pessoas que criticavam o seu trabalho, falta de modéstia ou não, ele realmente era talentoso. Um de seus maiores feitos foi a narração de "Guerra dos Mundos" que fez no rádio e por sua fabulosa interpretação criou pânico na população, que acreditou ser um relato verdadeiro.





Deixando de falar de criador e voltando a criatura, o filme "Cidadão Kane" é muito interessante, o modo como podemos analisar toda a vida de Kane através do filme, faz com que muitos percebem a solidão que ele sente e a necessidade de ser amado. É interessante ver que ao final de sua vida a maior definição que os outros tem dele é de um homem que teve tudo para depois perder. Acho espetacular a atuação de Orson Welles e a maquiagem que utilizam nele para mostrá-lo mais velho é muito boa, talvez o fato do filme ser PB colabore com isso. Outro destaque é a atuação de Joseph Cotten que eu conhecia do filme "À Sombra de Uma Dúvida", o seu papel de amigo boêmio de Kane certamente chamou a atenção.





Comparando o filme aos dias atuais posso dizer que existem três longas que me fazem comparar, porém nenhum com a maestria que "Cidadão Kane" possui, são eles: "O Aviador", "Sangue Negro" e por fim "Rede Social". Talvez a grande semelhança seja porque todos são baseados na vida de homens reais. "Cidadão Kane" é baseado (apesar da negativa de Welles) em William Randolph Hearst um magnata da comunicação que tem uma história muito parecida com a do filme, e que lutou duramente com Orson para que este não colocasse o filme nos cinemas, para quem quiser saber mais dessa história recomendo o documentário "A Batalha por Cidadão Kane" que conta bem essa trama.





Na minha opinião o filme é um clássico que se mantém atual aos dias de hoje, merece a fama que tem e é difícil assistir ao filme e não se sentir levado pela magia da história. O final é muito bonito.

0 comentários: