"

quinta-feira, 31 de maio de 2012

TOP PASTEL - Heroínas da TV e Cinema

Posted by Pasteleiro On 10:00 0 comentários

Escrito por Marina Moia


Foi-se o tempo que apenas os homens eram os responsáveis por salvar o mundo e lutar pela vida de terceiros. A mulher, que antes era a donzela em perigo esperando que seu príncipe a salvasse, agora sabe se defender. Elas se impõem, lutam melhor que muito macho e ainda conseguem manter a feminilidade enquanto o fazem. As indústrias televisiva e cinematográfica se adaptaram e hoje retratam a mulher de maneira bem menos frágil.





Um dos exemplos mais atuais é a arqueira Katniss Everdeen, interpretada por Jennifer Lawrence, de Jogos Vorazes. Ao ver a irmã mais nova sendo selecionada para a sangrenta competição, a adolescente não hesita a se voluntariar em seu lugar. Uma vez nos Jogos, ela enfrenta a fome, o frio, animais nunca antes vistos e outros participantes muito maiores e mais treinados do que ela. O que poderia fazer com que Katniss sucumbisse só a fez lutar ainda mais por sua própria vida. Katniss caracteriza a heroína contemporânea, com sua coragem e garra.

Já na febre dos contos de fadas repaginados, como acontece em ‘Once Upon a Time’ e ‘Espelho, Espelho Meu’, as antigas princesas que apenas cantavam e sonhavam com o homem dos sonhos não existem mais. A Branca de Neve (Ginnifer Goodwin) da série da ABC, Once Upon a Time, não mede esforços para sobreviver longe das garras da vilã. Ela rouba, ataca seus oponentes e até mesmo enfrenta seu futuro amor eterno em uma briga.




Outra Branca de Neve que se destaca é interpretada por Lily Collins em ‘Espelho, Espelho Meu’. O filme é fraquinho e é focado no humor, não no romance clássico. Mas ainda assim a princesa aprende a lutar com os sete anões (que no enredo, são ladrões de estrada) para poder enfrentar sua madrasta (Julia Roberts) e salvar o reino, transformando-se numa Branca de Neve moderna. Kristen Stewart irá estrelar outra Branca nas telonas, assim como Collins. Porém, pelos trailers divulgados, podemos esperar uma trama menos colorida e com menos humor que ‘Espelho’. Diferentemente de Bella Swan, de Crepúsculo, Kristen terá a sua chance de protagonizar uma heroína com atitude e sem depender de vampiros que brilham.





São muitos os exemplos de heroínas na TV e no cinema atual. Ainda podemos citar a Viúva Negra (Scarlett Johansson), de Os Vingadores, que são se intimida perto de seus companheiros super-heróis; a líder de Fringe, Olivia (Anna Torv); Emily Thorne (Emily VanCamp) de Revenge. Enfim, em meio a um mundo acostumado com o sexo frágil, essas mulheres de atitude e poder chegam para quebrar o paradigma e embelezar as telinhas e telonas.






0 comentários: