"

segunda-feira, 7 de maio de 2012

PINGANDO ÓLEO - Vingadores (COM SPOILERS) 2012

Posted by Pasteleiro On 10:00 1 comentários

Eu sou fã de quadrinhos, quem me conhece um pouco sabe que tenho uma larga coleção de revistas da Marvel, no meu quarto tem um pôster gigante com várias capas de revistas, então imagine a minha vontade de assistir aos Vingadores, uma equipe que não conhecia bem há alguns anos (só lia X-men), mas que virei fã de uns anos para cá.




Já tinha assistido todos os longas envolvendo os outros heróis da editora, tenho cada um deles em DVD e faço questão de comprar para poder ver sempre que der vontade, eu adorei os dois longas do Homem de Ferro, e curti muito o filme do Capitão América, no entanto achei Hulk e Thor apenas razoáveis. Sempre que assistia a esses filmes a minha maior diversão era buscar as referências a outros heróis. Para quem não recorda aqui vão as que têm nos filmes:

- Homem de Ferro 1 – Nick Fury (Samuel L. Jackson) aparece no final do filme, citando a iniciativa dos Vingadores.

- O Incrível Hulk - Tony Stark (Robert Downey Jr.) aparece no filme falando com o general Ross (William Hurt).

- Homem de Ferro 2 – na cena pós-crédito do filme aparece o martelo do Thor no deserto, isso sem contar a presença da Viúva Negra (Scarlett Johansson) e do Nick Fury (Samuel L. Jackson) durante todo filme, no final do longa ainda temos Tony Stark sendo rejeitado como membro dos Vingadores. O filme ainda tem referência ao Capitão América na cena em que aparece o escudo dele entre as coisas do Stark.

- Thor – Na cena pós-crédito aparece o cubo cósmico ou tesserati que está com a Shield (conforme visto no filme do Capitão América) é mostrado que Dr Selvig (Stellan Skarsgård) está dominado pelo Loki (Tom Hiddleston). Em uma das cenas do Thor(Chris Hemsworth) aparece o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner).

- Capitão América – No filme temos a presença constante do Howard Stark (Dominic Cooper) pai do Homem de Ferro, o tesserati ou cubo cósmico é utilizado como arma pelo Caveira Vermelha (Hugo Weaving) e por fim na cena pós-crédito aparece o Capitão América nos tempos atuais encontrando o Nick Fury.





Depois de todas essas pistas o único caminho seria um filme juntando todo esse pessoal e para quem estava ligado no mundo do cinema sabia que isso estava para acontecer, a grande dúvida era se realmente isso daria certo.




Creio que o maior mérito da Marvel começou com a escolha do diretor Joss Whedon, conhecido por series como “Buffy”, “Angel” e “Firefly”, ele era uma aposta no escuro, afinal ainda não tinha uma presença no cinema tão forte, o que o diferenciava era sua ligação com o mundo dos quadrinhos, entre seus trabalhos destaco quando foi roteirista de um dos melhores arcos dos X-men nos últimos tempos. Talvez essa forma de trabalhar com equipes nos quadrinhos tenha facilitado seu trabalho em “Vingadores”, pois ele conseguiu explorar um pouco cada personagem, até o Gavião Arqueiro e a Viúva Negra, personagens sem poderes e sem tanto apelo com o público.

O elenco já havia sido escalado em outros filmes, o que foi uma vantagem enorme, eu duvido que o longa fosse um sucesso sem a identidade que o Robert Downey tem com o Homem de Ferro, mesmo o Chris Evans (Capitão América) e Chris Hemsworth (Thor) já estavam mais habituados a seus papéis. Quanto à escolha do vilão muitos poderiam alegar que o Caveira Vermelha (tendo em vista seu passado com tesserati) seria uma opção melhor, porém se lembrarmos nos quadrinhos que o Loki foi o responsável pela união do grupo, a trama fica ainda mais interessante para os fãs de quadrinhos.

A única novidade no elenco do filme é o Mark Ruffalo que talvez pela interação do grupo tenha feito uma das melhores interpretações do Hulk para a telona, a cena dele com o Loki, simplesmente é uma das mais divertidas do ano.

Em relação à Viúva Negra devo destacar que ela não tem poder algum, o fato dela descobrir as intenções do Loki no interrogatório foi porque o vilão tem como uma das suas características falar por enigmas e trapaças, esse seu poder fica claro na sequencia em que seu cetro faz os personagens discutirem. Quanto ao Gavião Arqueiro apesar de forçado ele realmente é muito bom com arco e flecha, afinal o cara trabalharia com um arco numa agência do porte da Shield se não fosse tão bom quanto mostrado no filme?

A cena pós-crédito entrega o próximo vilão, para quem não conhece muito de quadrinhos o nome do alienígena é Thanos e ele é um dos maiores vilões do Universo Marvel, para ter uma noção do seu poder ele conseguiu com matar metade da população da Terra de uma vez só. A participação dele no filme já era apontada por muitas pessoas, após a aparição da luva dele na sala de guerra do Odin (Anthony Hopkins) no filme do Thor, talvez o próprio Deus Asgardino conheça Thanos, afinal ele faz uma menção ao irmão servir a outros deuses durante uma conversa com Loki.









Por fim a frase que um dos escravos fala para Thanos sobre que ao enfrentar os Vingadores ele cortejaria a morte é uma referência aos quadrinhos, afinal Thanos é apaixonado pela entidade Morte.





Adorei o filme e recomendo para todo mundo, as cenas de ação estão bem dosadas, como disse acima todos os personagens tem seu momento. E para quem não percebeu o mestre Stan Lee faz novamente uma aparição agora como um senhor de idade jogando xadrez.


Escrito por Fábio Campos

1 comentários:

Realmente o filme do ano.

De fã de quadrinhos para fã de quadrinhos.

Menção honrosa para o melhor filme do Hulk dos 3 (Mark Rufallo está muito bem como dr. Banner)e para a melhor cena do filme, com o Hulk "ownando" loki.