"

segunda-feira, 9 de abril de 2012

PINGANDO OLÉO..- Jogos Vorazes

Posted by Pasteleiro On 10:00 0 comentários

24 tribunos. Uma arena. Apenas um sobrevivente. Isso são os Jogos Vorazes. Baseado no Best Seller de Suzanne Collins, o longa foi divulgado juntamente com as inevitáveis comparações com Crepúsculo e Harry Potter. Porém, Jogos Vorazes passa longe de qualquer característica de ambos, já que é humano, sem criaturas mágicas, vampiros ou fantasias sobrenaturais.





A história passa num futuro distante onde o extinto Estados Unidos se transforma em Panem, agora dividido em 12 distritos mais a Capital. Os distritos, após uma rebelião, são forçados a oferecerem tributos de 12 a 18 anos para participarem dos Jogos Vorazes, competição televisionada em que os 24 adolescentes devem lutar pela própria vida e matar seus oponentes para vencer e poder voltar para casa.




Quando os estúdios de Hollywood decidem fazer uma adaptação de livro, principalmente de um que já tenha uma grande base de fãs, sempre rola o receio de não sair um produto fiel à leitura. Eu li apenas o primeiro livro da trilogia e devo dizer que a produção cinematográfica não deixou a desejar. Com as mudanças necessárias para as telas, o longa não perdeu a essência do livro.




A escolha dos atores foi feita a dedo. Jennifer Lawrence, indicada ao Oscar em 2011 por ‘Inverno da Alma’, interpreta a personagem principal, Katniss. Alguns fãs não gostaram, mas senti que Jennifer se encaixou perfeitamente no papel e não decepcionou ao interpretar a heroína. Liam Hemsworth e Josh Hutcherson também fizeram por merecer e interpretaram Gale e Peeta, respectivamente, do jeito que imaginei ao ler Jogos Vorazes. Também merecem destaque os atores coadjuvantes, não menos importantes: Stanley Tucci (por quem já declarei meu amor aqui na Pastelaria), Woody Harrelson, Elizabeth Banks (irreconhecível na pele de Effie) e Donald Sutherland. Até mesmo o cantor Lenny Kravitz embarcou nesse projeto.





A responsabilidade é grande, a pressão ainda mais e os fãs são exigentes. Mas a produção de Jogos Vorazes conseguiu atingir o nível esperado por quem leu o livro. Mal posso esperar pelos outros dois filmes que faltam, e acredito que a febre dessa nova saga está apenas começando. Indico esse filme aos cinéfilos de todas as idades, gêneros e gostos. Jogos Vorazes consegue atingir todas as faixas e surpreende a todos com sua grandeza.


Escrito por Marina Moia

0 comentários: