"

segunda-feira, 16 de abril de 2012

FRITOS NA HORA - 99 Francos (2007)

Posted by Pasteleiro On 17:00 0 comentários

O mundo se ajoelhou e assistiu babando a Season Premiere da série Mad Men no último domingo. Sou publicitário e sei que muitos endeusam a série como fenomenal, genial e o suprassumo da verdade sobre o mundo da publicidade.




Se você não é do mercado provavelmente acha que respingamos aquele glamour e ideias brilhantes correto né? Que temos a liberdade criativa e que todos os atendimentos e criativos tem um pouco de Don Draper né?

Não amigos, a publicidade nua e crua está no filme 99 Francos, um verdadeiro tiro de 12 sem dó no peito de todos (incluindo esse que vos fala) sem dó nem piedade.




Lançado 2007 o filme é uma espécie de ouro guardado no armário, que só descobrimos se fuçarmos muito, isso se deve em boa parte a atuação brilhante de Jean Dujardin que levou o último Oscar de melhor ator.

O homem é um produto com prazo de validade como qualquer outro, eu sou publicitário, faço parte daqueles que te fazem sonhar com coisas que nunca terão.




Você acredita que eu torno o mundo mais bonito? Errado: eu o distorço

Só com essas frases em menos de 5 minutos já nos diz que enfrentaremos pela frente, tiros e diretas para o mercado publicitário que aos poucos vem falindo em honestidade e princípios.

Lógico que ali nem tudo é advertising ou produtos, temos uma história bem interessante sobre um publicitário viciado em drogas chamado Octave que vê a sua vida mudar completamente não sabendo mais o que é real ou fictício.





99 Francos é um filme necessário para se discutir qual o papel do publicitário na sociedade atual e deixa questionamentos importantíssimos, como por exemplo, até onde o cliente tem razão? Liberdade criativa ou seguir o mercado? Cliente final é a figura mais importante?É dever do Marketing e publicitários ouvir e dar o que o cliente precisa ou despertar desejos? Publicidade é despertar desejos, suprir ou distorcer necessidades? Assista agora!


Texto escrito por Rodrigo Moia




0 comentários: