"

segunda-feira, 2 de abril de 2012

FRITOS NA HORA - Paixão de Cristo (2005)

Posted by Pasteleiro On 10:00 1 comentários

Adaptar filmes a partir de livros de sucesso é um parto dolorido e muitas vezes podem levar ao fracasso, poucos são os que se salvam talvez o melhor exemplo seja o Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei que do começo ao fim foi fiel aos textos de Tolkien, mas e se esse texto for a Bíblia?





Mel Gibson um católico fervoroso resolveu cometer tamanha audácia e olha, preconceitos e opções religiosas a parte é extremamente satisfatório!

A Paixão de Cristo é difícil, com diálogos em aramaico e buscando uma fidelidade absurda aos textos somos jogados a uma experiência que pode ser muito dolorosa e até em muitos momentos angustiante.





O que mais chama atenção foi à lealdade ao texto, talvez por isso o martírio de Jesus Cristo no filme, interpretado de maneira brilhante por Jim Caviezel, seja tão forte ao ponto de pessoas nos cinemas espalhados pelo mundo passarem mal durante a exibição.





Outra figura que pesa no filme é a presença de Maria Madalena, em mais um bom trabalho de Monica Belluci e o Demônio feito por Rosalinda Celentano que invés de pesar o personagem ela o transforma em um ser que pode ser confundido em meio à multidão como um simples observador.





Crenças religiosas a parte, A paixão de Cristo é um ótimo filme e um dos melhores trabalhos de Gibson como diretor!


Artigo escrito por Rodrigo Moia

1 comentários:

Realmente, independentemente da obviedade da relação com as religiões cristãs, se observarmos o filme como a adaptação de um livro (ou o livro dos livros como os religiosos o chamam)Mel Gibson realmente se superou como diretor e conseguiu ir além do que a linguagem rebuscada da bíblia pode não conseguir passar direito: O sofrimento que Jesus passou nas mãos de seus torturadores.

Para os religiosos é uma ótima forma de rever sua fé e o modo como encara o sacrifício de Cristo para salvar "nossas" almas. Para os não religiosos (como eu) é uma audaciosa forma nova de contar um trecho de uma história conhecida por muita gente, porém com uma linguagem mais clara e direta, mais acessível a qualquer um que não entenda as palavras difíceis dos "textos sagrados".

Filme com imagens fortes e atuações no mesmo nível. Me conquistou pela sinceridade e simplicidade de como contou os minutos finais de Cristo.