"

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

FRITOS NA HORA - Como Treinar seu Dragão

Posted by Pasteleiro On 11:00 0 comentários

Deve ser difícil criar uma história diferente para crianças não é? Pense bem o contexto: sempre tem que obedecer uma espécie de roteiro oculto, no qual o final sempre óbvio deve encaixar com o vilão perdendo para o mocinho. É mesmo bem complicado, mas fazer diferente é possível? A minha resposta é sim! Assisti "Como treinar seu Dragão" com certo receio, pois era um filme do meu sobrinho e achei que tinha uma história simples e bobinha, mas me enganei e muito.





O filme conta a história do viking Soluço, um jovem que vive sobre a sombra de seu pai Stoico, um grande guerreiro e reconhecido matador de dragões. Soluço, ao contrário do pai, é pequeno, frágil e medroso, porém após um encontro com um jovem dragão raro que ele batiza de Banguela começa a ver o mundo dos dragões de outra forma.





Falando assim a história parece mais uma como as outras, aquela clássica desconstrução do vilão, que no final quer nos mostrar que julgar as pessoas é errado. Porém se engana quem pensa que essa animação é só isso, o pessoal da Dream Works executou um trabalho muito bom e conseguiu encaixar um roteiro bem elaborado com uma história que mistura a relação de um pai e um filho distante e também um tema tabu que vi em poucas animações.





O tal tema (adianto que é spoiler) se trata de deficiência física, assunto que quase nunca vejo em filmes (creio que o qualmais se aproximou disso foi Nemo) e que nesse longa foi bem explorado, através do dragão.





Banguela com sua asa machucada e também o protagonista (personagem que geralmente se dá bem), com sua perna amputada fizeram desse filme uma surpresa para mim. Destaque para a cena em que Soluço tenta se levantar após perceber que perdeu um pedaço da perna.





Recomendo o filme para crianças e pais. Não é uma animação qualquer e é uma pena ter sido lançado no mesmo ano de "ToyStory 3" que também é um grande trabalho, encerrando a trilogia. Vale ressaltar que a animação é baseada no livro How to TrainYour Dragon, criada pela escritora Cressida Cowell. Não li então não posso falar nada, mas com certeza o filme me deixou com boas impressões.

0 comentários: