"

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SUCOS DO RODRIGO - Liga dos injustiçados

Posted by Pasteleiro On 10:03 0 comentários

Hoje faremos uma enumeração completa de artistas injustiçados, seja pela falta de sucesso com o grande o público ou por terem seus trabalhos totalmente ignorados pela critica.

Paul Rodgers:








O cara foi vocalista do Free e Bad Company, bandas que foram fundamentais para a formação do que seria o Hard Rock.









Vocais rasgados que bebiam na fonte do blues negro americano (Rodgers sempre foi um apaixonado pelo estilo) e um estilo de frontman completo não foram o suficiente para ter o seu nome no coração do grande público, apesar do bom sucesso feito pelo Free e Bad Co.





Pelo Free gravou o essencial Fire and water, que contém o hit All right now, aquela canção gostosa que se ouve fácil umas mil vezes seguintes.





Na sua segunda empreitada montou o Bad Company e lá obteve mais sucesso, não que isso significasse respeito por parte da critica, acabaram sendo jogados no pacote de bandas do famigerado AOR, uma pena.








Em sua carreira solo gravou até clássicos de Muddy Waters e só por isso merece uma salva de palmas considerável.





O que ficou dele?

Será sempre o cantor que estragou as canções do Queen segundo críticos e fãs da banda.





Glenn Hughes


O branco mais negão do Hard rock teve um pequeno, quase misero sucesso na sua estréia com a sua primeira banda, o ótimo Trapeze.





Nessa banda pode meter alma negra na pela branca e atiçar a pele negra com alma branca, num hard meio soul e que continha um feeling impressionante, tanto que foi que ninguém menos que o insuportável Ritchie Blackmore babou no cara e o chamou para participar do Deep Purple, seu segundo projeto.





E lá vai o baixista abandonar tudo e se juntar a nova trupe roxa, pois naquele momento os vocais eram divididos entre Glenn e um jovem e promissor chamado David Coverdale.





Com adição desses músicos o Deep Purple se tornou mais soul e com isso, clássicos como Stormbringer, Soldier of future, Love don´t mean a thing e a soberba Burn foram criados e assim Glenn renascia junto ao Purple.












Como todo mundo na face da terra, Hughes rachou com Blackmore e partiu para carreira solo e lá, amigo leitor, conseguiu transitar com um fluência que poucos músicos conseguem entre TODOS os estilos, blues, rock, funk, soul, folk, jazz e como uma prateleira de supermercado a criatividade estava ao alcance do baixista.








Mesmo com tudo isso ele passa despercebido das paradas de sucesso, apesar do amor que recebe de boa parte da critica musical.
O que ficou dele?

Figura entre um dos músicos mais importantes da história do Rock segundo os críticos.


Joe Cocker






Como deve ser para alguém ouvir:

- O seu show foi alterado e agora você fará o mesmo no horário que estava programado o dos Beatles?

Alguns pulariam da janela e outros desenvolveriam toc na mesma hora, mas um inglês, gordinho, com cara de bêbado e uma barba mal feita resolveu subir ao palco com uma força de um gigante e domar a “maior” platéia da história da música, o Woodstock!





Joe Cocker sempre foi um dos melhores interpretes do pop rock mundial, bebendo blues, beliscando um pouco do pop e misturando a uma alma puramente negra, o cantor fez discos excelentes nos 70, que tiveram inicio com With Little Help from my friends que no mesmo ano do Woodstock tomou o mundo de assalto, comovendo inúmeros hippies e fãs de boa música.





E o famoso show, como ocorreu?O jovem Cocker colocou o seu nome ao lado do mestre Hendrix e Santana como os três melhores shows do festival, só isso.
O que ficou dele?





- Joe Cocker? Aquele cara da trilha da Série Anos incríveis? Ou pior, o cara que cantava a música de striper You can leave your hat on.





Jimmy Eat World






Às vezes imagino a cabeça de pessoas que criaram estilos que seriam execrados em anos posteriores como se sentem!

Os caras do Jimmy Eat world são uma dessas cabeças!

Graças a eles o Emo nasceu ou aquele punk rock feito para “adolescentes chorarem suas magoas e agruras causadas por essa vida tão injusta”.





Mas por trás dessa camada “teen chorão” existia uma banda com um bom tino para boas músicas pops, aquelas que você pode cantarolar sem culpa, vide a eterna clássica The Middle.





O que ficou deles?





Quem é Jimmy Eat World? Ah uma das bandas que é trilha do American Pie!


The Byrds






Já disse o profeta: “Serás castigado nascendo e criando toda a sua discografia no auge dos Beatles VS Stones e por isso não existirás para muitos”.





A partir disso temos os Byrds, uma das bandas mais injustiçadas da história.
Pioneiros em misturar o country com a psicodelia era possível ver algo novo nascendo, mas o mundo naquele momento só tinha olhos para o que vinha do Reino Unido.





Uma pena, pois muitos perderam discos fundamentais como Younger than yesterday e Sweetheart of the rodeo, que servem como base para artistas distintos como Tom Petty, Pete Yorn, Ryan Adams e Wilco.





O que ficou deles?

Ah sei qual é essa banda, é aquela que toca no Forrest Gump né?


Pete Yorn





Hoje qualquer um pode ser um sucesso seja entre os indies ou no mainstream, não é necessário talento, e talvez por isso Pete Yorn ainda não seja uma mega estrela, pois ele não pertence a nenhum desses mundos!

Seus discos vão fundo na alma, com toques de Springsteen aqui de um Elton John acolá e no final até um Cat Stevens aparece no seu som.

Mas porque ele não faz sucesso?

Simples, ele não se rende a públicos específicos, busca o seu caminho, vide que já gravou até com a Scarlett Johansson.









Musicforthemorningafter tem uma base independente muito forte, mas olhando de “canto de olho” para o pop com a excelente Life on a chain.





O seu último disco flerta de forma aberta com o rock mais raiz. Espera aí, achei o motivo do Pete Yorn não estar nos Ipods do mundo todo, ele não se prende e não se define e por isso é um grande injustiçado!





O que ficou dele?
Quem é esse mesmo???????????

Essa lista para por aqui?Não, em breve mais alguns nomes!

0 comentários: