"

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

FRITOS NA HORA..- Capitão América

Posted by Pasteleiro On 17:00 2 comentários

Com quase um mês de atraso resolvi ver "Capitão América - O Primeiro Vingador" e aproveitei e vi "Super 8" antes, mas esses vocês podem conferir aqui em um texto que o meu sócio/amigo Rodrigo fez.





Antes de mais nada devo confessar que não sou muito fã do Capitão América, tenho algumas revistas, mas sempre achei ele um personagem chato, que parece que foi empurrado goela abaixo com todo o patriotismo e tal. Nos quadrinhos a sua melhor fase é no evento "Guerra Civil" pelo menos é o que eu acho.

Bem, ressalvas a parte, nem preciso dizer que fui meio com um pé atrás assistir ao filme, esperando uma bomba, afinal tem como protagonista Chris Evans, mais conhecido por andar sem camisa por ai e fazer caras e bocas nos filmes em que atua. O elenco de apoio do filme parecia todo melhor que o Evans, situação que achei que fortaleceria a bomba que seria o filme.





Por isso a minha surpresa foi enorme, afinal o filme que conta a história do raquítico Steve Rogers (Chris Evans) que se submete a um tratamento para servir ao exército e se tornou, em minha opinião, o melhor filme de quadrinhos do ano, com um ritmo muito bom e um pouco de "Indiana Jones". O longa tem um roteiro muito melhor que "Thor" em que tudo é rápido e que "X-men: Primeira Classe" em que os personagens não são respeitados e foram encaixados em um roteiro pronto.





Em questão de atuação temos o sempre carismático e competente Stanley Tucci, o eterno militar Tommy Lee Jones que está muito bem no papel de comandante chato e Hugo Weaving não tão marcante como o seu Agente Smith, mas que segura bem o personagem. O destaque para mim é o Chris Evans que está mediano no filme, o que é ótimo se formos analisar sua carreira, também destaco Sebastian Stan interpretando James Buchanan 'Bucky' Barnes e Hayley Atwell como a bela Peggy Carter.





Um outro fator que me agradou muito no filme foram as referências e a forma como foram inseridas, seja a presença de Jim Hammond o Tocha Humana Original, ou da equipe do Comando Selvagem que é clássica nos quadrinhos e no filme é formada por Dum Dum Dogan, Gabe Jones, Jim Morita, James Montgomery Falsworth (Union Jack um herói inglês) e Jacques Dernier. Outras referências aos quadrinhos podem ser encontradas na cena do Capitão Esmurrando Hitler (clássica capa de uma revista), a primeira aparição do cientista Dr. Arnim Zola (Toby Jones) em que se fica a impressão da aparência dos quadrinhos do personagem, o primeiro escudo do capitão e também a referência ao talento de desenhista do Capitão América, afinal para quem não sabe ele tem essa profissão como civil, inclusive em uma época ele fazia trabalhos para uma agência de publicidade. Além disso tem a parte que mostram as revistas em quadrinhos com o nome dele.


CAPA CLÁSSICA




ARNIM ZOLA





TOCHA HUMANA ORIGINAL





COMANDO SELVAGEM





UNION JACK





No universo Marvel do cinema podemos ver referências ao Homem de Ferro através do pai de Tony Stark (Howard) e na presença da mitologia do Thor através das fixações do vilão Caveira Vermelha. Ainda destaco que o final do filme é muito bom e dá um gosto do que está por vir.





Meu saldo final é que você que gosta de quadrinhos deve dar uma chance e assistir "Capitão América - O Primeiro Vingador" e você que quer assistir um filme de ação muito bom também. Não posso esquecer antes de terminar a crítica do mérito ao diretor Joe Johnston que fez um grande trabalho.

2 comentários:

Realmente filmaço. Bom roteiro, bom ritmo e faz juz a história original.

Analisando o contexto em que foi criado o Capitão, acho que ele representa bem o clima da época e por isso aceito sua existência sem rancor pelo lado ufanista e "propagandista" da personagem.

Esse lado ufanista do filme sempre foi uma preocupação muito grande, achei que eles iam forçar a barra mas no final ficou um resultado muito bom. Por falar nisso viu Vingadores? É um exemplo de diversão