"

terça-feira, 16 de agosto de 2011

FRITOS NA HORA - A Serbian Film - Terror sem limite

Posted by Pasteleiro On 23:00 0 comentários

Provavelmente você nunca verá um cartaz do filme "A Serbian Film - Terror sem limite" em lugar algum, nunca o assistirá em um cinema -- incluindo os mais alternativos, ou mesmo irá encontrá-lo em qualquer locadora aqui no Brasil, afinal, ele foi censurado. Agora vocês me perguntam: existe motivo para isso?





Se existe motivo ou não para condenar o filme não cabe a mim responder, só posso falar sobre a história, que tem qualidade, e sobre a atuação do elenco.





O polêmico filme, para quem não sabe, gira em torno da história de Milos (Srdjan Todorovic), um ex-ator pornô que, em troca de uma quantidade enorme de dinheiro, resolver sair da aposentadoria e aceitar um último trabalho.





O filme é recheado de cenas de sexo, mas nenhuma chega a ser tão explicita e algumas só insinuam a relação, assim como ocorreu no caso do brasileiro "Bruna Surfistinha". O grande problema do longa é o contexto dessas sequências: existem cenas que simplesmente chocam demais, que são lançadas na tela como partes da trama, mas que na verdade parecem mais uma forma do diretor Srdjan Spasojevic pura e simplesmente nos chocar. Nesse ponto, ele se aproxima do personagem Vukmir (Sergej Trifunovic), o responsável por toda essa sexualidade que nos é apresentada.





Quanto à trama, bem, não creio que ela seja ruim. Realmente existe uma história a ser contada que, por sinal, e isso pode parecer surpreendente para alguns, lembra muito "Oldboy". Só que muito piorado, porque aqui não existe a tal da vingança. Ao final do filme, ainda nos resta uma dose de depressão, com um toque de crueldade, que praticamente faz com que quem está assistindo se sinta péssimo. Ponto para o diretor, que conseguiu nos ultrajar nesse nível.





Polêmicas a parte, A Serbin Film não é um filme fácil e, provavelmente, poucos poderão vê-lo sem se sentir enjoados depois, porém a história não deixa de ter seu mérito. Só acho que ela poderia ser contada sem tanto abuso, como foi o próprio "Oldboy". Talvez o cinema sérvio precise aprender mais com os coreanos.

0 comentários: