Quando o Grunge surgiu o mundo todo parou e só ouvia o som vindo de Seatle e usando camisas de flanela, correto? Não! Uma parte se entregou a melodias e sons com influência do rock britânico dos anos 70, esse era o movimento chamado Britpop!
Aqui vai uma lista com 5 discos fundamentais para entender esse estilo:
1-Blur- Parklife:
Só Girls and boys já fariam qualquer banda ser julgada por uma única música, mas o Blur foi além e entregou um disco variado que ia de influências de Bowie passando por The Kinks!End of the Century e Parklife se tornaram hinos e fizeram do disco um dos grandes daquele ano!
2-Oasis-What´s the story(Morning Glory)
Nesse momento tínhamos de um lado os garotos de classe média e com ensino superior do Blur e do outro os proletários do Oasis, que embate!
Sorte do mundo que pode ouvir uma disputa linda pelo melhor disco, nessa os Irmãos Gallagher levaram a melhor.
Tudo em WTSMG é perfeito, até as vinhetas são perfeitas introduções para o que veremos a frente, simplesmente o melhor disco dos anos 90, será?Talvez...
3-Primal Scream- Screamadelica
Um disco que vai do funk ao eletrônico, passando pelo Shoegazer e o rock mais raiz, não poderia passar despercebido!
Screamadelica é um caldeirão fervendo de novidades para aquele momento, não pode ser ouvido separado, as faixas têm que ser tocadas todas de uma só vez, para que a viagem tenha começo, meio e fim!
4-Placebo-Without you I´m Nothing
Algo errado, Placebo invés de outras bandas de mais expressão? Sim, pois nesse disco o trio conseguiu unir o americanismo indie com o rock inglês com primazia fato que não acontecia há uns bons anos no rock mundial!
A faixa titulo com David Bowie e Every me Every you já fazem dele um clássico instantâneo, fora You don´t cara about us que é imbatível!
Um bom documento do que o rock inglês pode fazer.
5-Suede-Suede
http://www.blogger.com/img/blank.gif
Bowie e T-Rex a enésima potência! Animal Nitrate quebrando e fazendo todos irem as lágrimas, um novo Smiths?Não, menos...bem menos!Mas com grande impacto, esse disco é uma prova viva da qualidade que os ingleses colocavam em suas músicas!
0 comentários:
Postar um comentário