"

quinta-feira, 12 de maio de 2011

FRITOS NA HORA - Adeus Lênin

Posted by Pasteleiro On 17:00 0 comentários

"Adeus Lênin" é um desses filmes que todos falam que é bom, você sempre promete que vai alugar e acaba esquecendo. Dessa vez resolvi quebrar essa situação e selecionei ele na relação de filmes que tinha de ver.





A história do filme é sobre uma família que vive na Alemanha Oriental, a mãe e chefe da família é uma socialista ferrenha, que participa ativamente do governo. O filme começa de fato quando, em meio às manifestações para a unificação da Alemanha, a mãe acaba passando mal e tendo um enfarte, ficando em coma por 8 meses e perdendo assim toda a mudança que se passou na Alemanha. Alertados pelos médicos de que qualquer emoção mais forte pode complicar a situação dela, Alexander (Daniel Brühl) tem a ideia de fingir que a Alemanha Oriental ainda existe.





Contando assim, a trama parece uma comédia, mas também existe muito drama e momentos no mínimo tristes. Além disso, o filme é praticamente uma aula de história sobre a queda do socialismo na Alemanha, com direito à clássica cena da estátua de Lenin sendo desmontada.





As atuações não são excepcionais e são bem dentro do limite que o filme exige, tenho que destacar que o talento de Daniel Brühl despertou a atenção de Tarantino, que o chamou para trabalhar em Bastardos Inglórios.





Para finalizar, recomendo para quem gosta de filmes que misturam realidade e ficção, não pense que vai encontrar aqui uma comédia boba, mas sim uma trama trabalhada que mistura uma situação política e a forma como as pessoas a encaram.

0 comentários: