"

sexta-feira, 13 de maio de 2011

FRITOS NA HORA - Dogville

Posted by Pasteleiro On 17:00 4 comentários

Vou começar um pouco diferente essa crítica, com um alerta: Se você não gosta de teatro, não tem paciência para filmes parados, filmes longos e/ou complicados, não alugue Dogville.





Para vocês terem uma noção do quanto esse filme é desagradável para algumas pessoas, pedi opiniões sobre ele e quase todos pra quem perguntei, comentou algo de ruim do filme, além de ter escutado muitos conselhos do tipo: “Assista de dia ou você dorme!”. Inclusive o meu amigo Rodrigo Moia, me disse que quando fosse escrever sobre esse filme era para eu deixar claro que ele não recomendava e achava um lixo.

PRONTO, TERMINEI COM OS ALERTAS. AGORA VAMOS A MINHA OPINIÃO, QUE É O QUE QUEM VEIO LER SOBRE O FILME BUSCA AQUI:


Dogville é parado sim e praticamente não tem cenário. Sério mesmo, você tem que imaginar as coisas, não existem casas só riscas de giz e cabe a você idealizar as cenas, é como se os atores andassem sobre a planta de uma cidade. Então imagine que só isso já dá um mal estar enorme, já que estamos acostumados aos padrões atuais dos filmes.





A trama é dividida em 9 capítulos, cada um deles apontados por uma tela preta e uma narração em off. A duração do filme é enorme: são duas horas e cinquenta minutos disso.

A história mostra Grace (Nicolie Kidman) uma fugitiva que encontra abrigo em Dogville, através dos braços do sonhador Tom (Paul Bettany). Em troca de se esconder na cidade e ganhar a confiança de que não contaria o segredo dos seus habitantes, ela teria que fazer pequenos favores na comunidade.





Eu confesso que assisti esse filme com muito pé atrás e reclamando ao último de ter alugado, mas me enganei feio. Não que eu não tenha gostado da história e da a narração em off do John Hurt . Ficou perfeita no filme e eu adorei a forma como a cidade vai mostrando seus dentes aos poucos.





Como o filme é extenso no início, vemos Grace como uma pessoa que vai mudar a cidade com suas maneiras e costumes, e eu achei que a história seguiria esse rumo. Mas lá pela metade, as pessoas da cidade mostram seu lado negro e cada uma delas encontra em Grace uma forma de mostrar isso. Ao final, temos uma cena de vingança do mesmo nível de "Os imperdoáveis" de Clint Eastwood, simplesmente adorei.






Quanto as atuações eu aprovei todo o elenco. Sem cenário e sem o que observar só nos resta se focar nos atores, o que exigiu um talento sem igual. Paul Bettany está perfeito como o sonhador/covarde Tom e Nicole Kidman tem uma atuação muito digna. Já no elenco de suporte destaco Ben Gazzara que não via fazia tempo em algum filme e a participação especial de James Caan que simplesmente tem um dos melhores diálogos do filme com Grace. O diretor do filme Lars von Trier tem seus méritos, mas é engraçado pois Anticristo outro filme com sua direção, não consegui assistir de tão chato, vai entender.





Se eu recomendo Dogville? Claro que sim. Mas aviso, se você não tem paciência não alugue e não se arrisque. Não é filme para muitos, exige um gosto particular e menos comercial. Eu com certeza, assim que tiver a chance, vou comprar para minha coleção.

4 comentários:

vou arrumar aqui, o blogger deu um problema essa semana e zicou todas minhas postagens. valeu Léo

Uma observação, eu ainda não assisti, mas com certeza vou conferir, pelo seu relato, parece o tipo de filme perturbador que deixa um gosto amargo no final... =S