"

quinta-feira, 5 de maio de 2011

FRITOS NA HORA - Ben Hur

Posted by Pasteleiro On 10:00 0 comentários

Continuando minha saga para assistir aos filmes do livro "1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer" aluguei Ben Hur. Um clássico que conquistou 11 estatuetas, por isso ao falar desse filme vou considerar a época e a qualidade dos atores.





A história é sobre um judeu chamado Judah Ben-Hur interpretado por Charlton Heston, que estava no auge de sua carreira. O filme conta a saga desse homem, que de nobre vira escravo e volta a triunfar. O estilo da narrativa algumas vezes me fez lembrar "Forrest Gump", antes que me condenem explico. A principal razão dessa opinião é por ter como cenário acontecimentos históricos como o nascimento de Jesus, a conversa com Pôncio Pilatos e a crucificação, além da presença de César e Baltazar (um dos reis magos).





É possível perceber que, em alguns momentos, a história foi encurtada para não ficar mais extensa ainda, já que tem mais de 2 horas. Isso atrapalhou um pouco a trama, me senti confuso em algumas passagens de cenas, como no momento em que Ben Hur conhece Quintus Arrius (Jack Hawkins), enquanto numa cena eles se conhecem nas próximas já tem uma relação de pai e filho, até mesmo o mote que o personagem de Quintus tinha não é dado seqüencia e só entendemos um pouco de sua amargura quando ele fala brevemente sobre a morte de seu filho.





Quanto ao grande vilão da história Messala (Stephen Boyd) que em algumas cenas parece ter uma relação de amor com Ben Hur (sério, em algumas cenas parece uma coisa homossexual, após uma pesquisa descobri que Gore Vidal um dos roteiristas do filme quis seguir a história por esse lado, mas foi podada essa ideia). A presença do ator é muito boa em cena e a maquilagem dele após a luta de bigas está muito boa para época.





O grande trufo do filme é contar a história de Jesus Cristo, sem ele falar ou mesmo mostrar o rosto em toda a história. Conseguiram tornar sua presença essencial em vários momentos da história, mas em nenhum deles é necessária uma atuação.





Charlton Heston está brilhante no papel e com certeza essa foi sua passagem para filmes como "Planeta dos Macacos" e "10 mandamentos".





Ben Hur é um filme longo, mas não é parado. A ação acontece a cada instante, a cena das bigas apesar de ser rodada em 1959 ainda passa emoção, e o filme é um épico. Para quem gostou de "Gladiador", "O conde de Monte Cristo" e "A paixão de Cristo" tem que assistir a esse filme.

0 comentários: