"

domingo, 5 de outubro de 2008

RECEITA CASEIRA - Eu estive aqui (I was here)

Posted by Pasteleiro On 13:48 0 comentários



Bem, como promessa é divida, essa semana apresento a você o Receita Caseira. Essa é uma abordagem que já queria usar faz tempo e que como podem ver lá no primeiro post do blog tentei fazer ser a dinâmica daqui. Vi, entretanto, que a Pastelaria não daria certo só com essa idéia e então resolvi mudar o foco sem nunca esquecer a proposta original, que era desenvolver filmes baseados em minhas idéias ou com sugestões de outras pessoas.


Essa semana, e enquanto não houver sugestões, vou desenvolver filmes com algumas idéias que andei elaborando. Escreverei abaixo uma sinopse com alguns detalhes da trama, o elenco e também a trilha sonora essa fica a encargo do Fernando ou do Marcelo que são dois colaboradores aqui do site. Quanto à capa dos filmes ou os pôsteres, estou buscando um colaborador para desenvolvê-las.

Então é isso. Sem mais, delongas segue a Receita Caseira da semana:

Título: Eu estive aqui (I was here)

Sinopse: A história gira em torno de duas pessoas: Steve Gaunt, um fracassado escritor de livros de aventura, que após ter seu trabalho diversas vezes recusado, e de ser abandonado pela esposa, busca refúgio em bairro da periferia. Lá ele conhece Matias Monroe, um imigrante, solteiro e aposentado que sofre do Mal de Alzheimer e busca uma forma de deixar sua ultima marca no mundo através de um livro. O filme, através do contraste de cores e de flashbacks, mostra como o personagem de Matias viveu e as dificuldades que sua família passou: sua irmã, uma grande pintora que desistiu do seu sonho em função do homem que amava e seu irmão mais novo, que faz da vida um mundo de ilusões. A grande essência do filme é a percepção do tempo e de que, quando ganhamos um dom e não utilizamos, deixamos de viver ao máximo.


Matias Monroe (velho) – John Hurt: O ator aqui precisa ter a aparência velha de quem levou uma vida sofrida e cheia de amarguras, porém sem arrependimentos. Com algum trabalho será fácil deixar John Hurt assim. O objetivo de Matias ao escrever é o medo de morrer sem ter deixado algo, pois não tem filhos e vive sozinho. Seus irmãos seguiram outros rumos e ele quer entender onde errou em sua vida. Conforme o tempo passa, percebemos que a memória prega suas peças em Matias.





Steve Gaunt - James McAvoy: Queria um ator jovem que mal tratado poderia fazer o papel de fracassado, como o que McAvoy fez no início do filme Procurado. Achei legal escolhe-lo para esse papel porque ele é um bom ator e, como é inglês, teria uma interação maior com o também inglês John Hurt. Steve é como Matias mais jovem, só que ele se arriscou mais e perdeu parte do que acreditava. O filme não terá um final com a rendição de Steve, mas como um desabafo de Matias. A influência da história que é contada a Steve não o afeta como gostaríamos, pois ele é humano.




Matias Monroe (jovem) - Robert Carlyle: Gosto desse ator, ele fez uma atuação legal em diversos filmes, e com a maquiagem certa pode cair perfeitamente no papel. Estou utilizando um elenco inglês porque creio que o filme será melhor assim no tom que busco. Nessa idade Matias é inseguro: teme pelo emprego, pela sua saúde e vive a vida focado no que ela poderia ser, não no que ela é. Creio que Matias é uma pessoa feliz, mas ele busca motivos para não ser.



Cindy Monroe (irmã de Matias) - Juliette Binoche: A escolha aqui foi porque gostei da atuação dela em “Invasão de Domicilio”. Ela dominou a cena com Jude Law, e acredito que ela vai acrescentar e muito ao filme.A personagem Cindy é uma mulher com talento e personalidade, que sempre buscou ser independente. Porém se vê apaixonada por um homem mais velho que a faz querer voltar a ser frágil.



Frederik Monroe (irmão de Matias) - Ryan Gosling: No filme “A Passagem”, gostei da atuação dele como uma pessoa confusa e com problemas. Essa é a essência de Frederik, um homem que persiste em idéias que não darão certo, mas que aos seus olhos são perfeitas. Esse personagem vive num mundo fechado, ele seria quase um autista, pois tem as mesmas condições. As suas ambições são impossíveis, mas ele insiste em tentar.



Florence Rios (Interesse de Matias) – Maribel Verdu: A atuação dela em “E sua mãe também” foi muito interessante e gostaria de vê-la atuando nesse filme, que é meio que uma torre de babel de atores. A personagem Florence é uma espanhola que trabalha numa livraria que Matias freqüenta, ela tenta fazer Matias viver o mundo, mas o jeito inseguro dele faz com que a relação dos dois se torne complicada.



William Fenris (Marido de Cindy) - Jeremy Irons: No filme ele teria o papel de um homem romântico que, com medo de perder a esposa para a arte, sabota o sonho dela, e vai a deprimindo. Quem viu Lolita sabe o talento desse ator.



Diretor - Mike Nichols: Escolhi esse diretor unicamente porque adorei o jeito como o filme Closer foi montado e quero explorar a natureza humana como foi explorada nesse filme por isso esta escolha.



Trilha sonora: algo do início da carreira de Leonard Cohen, com seu violão melancólico e choroso poderia adicionar, e muito, à atmosfera triste do filme. Músicas como “One of Us Cannot Be Wrong”, “Stories of The Street” e “Sisters of Mercy” cairiam como uma luva na trama.



Bem é isso quem quiser fazer sugestões ou mesmo comentar sobre o que achou do filme que desenvolvi deixe um comentário.

0 comentários: