"

sábado, 18 de outubro de 2008

A MODA DA CASA - FILMES DE VINGANÇA

Posted by Pasteleiro On 21:37 2 comentários



Bem o atraso essa semana é todo minha culpa, fiquei entretido com outros assuntos e acabei deixando o blog de lado, mas como promessa é divida vou atualizar todas as colunas hoje. Esta semana escolhi falar de um tipo de filme que praticamente fala por si só, o enredo é caracterizado por um homem ou mulher em busca de vingança. O tema é um dos motes mais abordados no cinema, e não é para menos rendeu ótimas histórias e também algumas ruins vou destacar alguns filmes que usaram desse mote.



ERA UMA VEZ NO OESTE



Ficha Técnica
Título Original: C'era una Volta il West
Gênero: Faroeste
Tempo de Duração: 166 minutos
Ano de Lançamento (Itália / EUA): 1969
Estúdio: Paramount Pictures / Rafran Cinematografica / San Marco Production
Distribuição: Paramount Pictures / UIP
Direção: Sergio Leone
Roteiro: Sergio Donati e Sergio Leone, baseado em estória de Dario Argento, Sergio Leone e Bernardo Bertolucci
Produção: Fulvio Morsella
Música: Ennio Morricone
Fotografia: Tonino Delli Colli
Desenho de Produção: Carlo Simi
Figurino: Carlo Simi
Edição: Nino Baragli

Sinopse

Em virtude das terras que possuía serem futuramente a rota da estrada de ferro, um pai e todos os filhos são brutalmente assassinados por um matador profissional. Entretanto, ninguém sabia que ele, viúvo há seis anos, tinha se casado com uma prostituta de Nova Orleans, que passa ser a dona do local e recebe a proteção de um hábil atirador, que tem contas a ajustar com o frio matador.


Comentário do Pasteleiro: O filme é um clássico, um dos melhores faroestes que existem e ainda tem como protagonista aquele que viria a ser o maior representante dos filmes de vingança: Charles Bronson. A vingança só mostra sua face no final assim como qualquer bom filme de faroeste, mas nem por isso deixa o filme sem esse sentimento, apesar de ter um ritmo lento às cenas são muito bem trabalhadas e a interpretação de Henry Fonda é excepcional. O clichê está presente mas a trama é maior que ele.


Por uns doláres a mais



Ficha Técnica
Título Original: Per Qualche Dollare in Più
Gênero: Faroeste
Tempo de Duração: 130 minutos
Ano de Lançamento (Itália / Espanha / Alemanha Oriental / Mônaco): 1965
Estúdio: Arturo González Producciones Cinematográficas S.A. / Produzioni Europee Associati / Constantin Film Produktion GmbH
Distribuição: United Artists
Direção: Sergio Leone
Roteiro: Sergio Leone e Luciano Vincenzoni, baseado em história de Sergio Leone e Fulvio Morsella
Produção: Arturo González e Alberto Grimaldi
Música: Ennio Morriconi
Fotografia: Massimo Dallamano
Figurino: Carlo Simi
Edição: Eugenio Alabiso, Adriana Novelli e Giorgio Serrallonga



Sinopse

Manco (Clink Eastwood) é um astuto caçador de recompensas, que perambula pelas cidades do velho oeste americano em busca de um novo alvo. Ele o encontra quando vê o cartaz de procurado de Indio (Gian Maria Volonté), um perigoso bandido que também está sendo procurado pelo coronel Douglas Mortimer (Lee Van Cleef), outro caçador de recompensas. Os dois partem no encalço de Indio mas, sem conseguir capturar o bandido nem eliminar o rival, eles precisam decidir entre unir forças ou serem eliminados pela gangue de Indio.


Comentário do Pasteleiro: Outros faroestes novamente têm um homem em busca de vingança, apesar de no filme termos a impressão que são somente dois homens em busca de dinheiro, no fundo existe um passado por trás de um deles e um motivo especial para querer matar o bandido. O filme é mais dinâmico que o anterior e é interessante a postura de Lee Van Cleef, apesar de ser o bonzinho nesse filme sempre tem uma áurea de vilão.



Darkman - Vingança sem rosto




Ficha Técnica
Título Original: Darkman
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1990
Estúdio: Universal Pictures / Renaissance Pictures
Distribuição: Universal Pictures
Direção: Sam Raimi
Roteiro: Chuck Pfarrer, Sam Raimi, Ivan Raimi, Daniel Goldin e Joshua Goldin, baseado em estória de Sam Raimi
Produção: Robert G. Tapert
Música: Danny Elfman
Fotografia: Bill Pope
Desenho de Produção: Randy Ser
Direção de Arte: Phil Dagort
Figurino: Grania Preston
Edição: Bud S. Smith e David Stiven
Efeitos Especiais: Matte World Digital / Spectacular Effects Unlimited / Visual Concept Engineering / Makeup Effects Laboratories Inc. / 4-Ward Productions / Chiodo Brothers Productions / Introvision International


Sinopse


Peyton Westlake (Liam Neeson) é um cientista que descobriu recentemente uma pele sintética. Peyton é atacado por uma quadrilha e dado como morto, mas ele sobrevive e graças ao seu invento pode se vingar, pois pode ter qualquer rosto. Mas há um problema: a pele sintética só dura 99 minutos quando é exposta à luz.



Comentário do Pasteleiro: O diretor desse filme é o mesmo de “Homem Aranha”, a idéia da mutilação e deformidade como aspecto de vingança é muito forte aqui, o motivo da vingança é essencial. Apesar de Liam Neeson estar no filme o vilão interpretado por Larry Drake rouba a cena. O filme é um bom gênero para os filmes B, com cenas clichês e efeitos que lembram Missão Impossível. O enredo mostra por que ele figura na relação do “A Moda da Casa” destacando o gênero vingança. O final segue a linha dos filmes de vingança em que o o "vingador" sempre acaba só.



Desejo de Matar



Ficha Técnica
Título Original: Death Wish
Gênero: Policial
Tempo de Duração: 93 minutos
Ano de Lançamento (EUA):
1974
Estúdio: Paramount Pictures / Dino De Laurentiis Productions
Distribuição: Paramount Pictures
Direção: Michael Winner
Roteiro: Wendell Mayes, baseado em livro de Brian Garfield
Produção: Dino De Laurentiis, Hal Landers e Bobby Roberts
Música: Herbie Hancock
Fotografia: Arthur J. Ornitz
Desenho de Produção: Robert Gunlach
Figurino: Joseph G. Aulisi
Edição: Bernard Gribble


Sinopse


Em Nova York vive Paul Kersey (Charles Bronson), um homem pacífico que tem sua vida destroçada quando três marginais invadem seu apartamento, estupram sua filha, que fica em estado gravíssimo, e matam Joanna, sua mulher. Após uma viagem a uma cidade do Arizona na qual todos andam armados e a criminalidade é mínima, Kersey decide eliminar qualquer um que o ameace, pois a polícia se mostra incapaz de encontrar os culpados. Assim Kersey se arma e começa a patrulhar as ruas, matando assassinos e ladrões e ficando obcecado em fazer justiça. Paralelamente ele é caçado por Frank Ochoa (Vincent Gardenia), um detetive da polícia que deseja encontrar o homem que está fazendo o trabalho dos tiras.



Comentário do Pasteleiro: Na minha humilde opinião a vingança tem nome Charles Bronson e esse filme é a representação clássica disso, assistia a esse filme quando era mais jovem no famoso “Domingo Maior”, é um clássico e foi bem copiado, a idéia de uma pessoa comum revoltada por um crime e que resolve fazer a justiça com as próprias mão gerou muitos filmes, mas o melhor deles com certeza é esse. A pose de Bronson é ótima e as cenas em que ele mata os bandidos em muitas situações são cômicas digo isso das seqüências, pois o original tem um aspecto mais sério. É um clássico.


A sombra de um homem



Ficha Técnica
Título Original: The Salton Sea
Gênero: Policial
Tempo de Duração: 103 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2002
Site Oficial: www.saltonseamovie.com
Estúdio: Castle Rock Entertainment / Humble Journey Films / Darkwoods Productions
Distribuição: Warner Bros.
Direção: D.J. Caruso
Roteiro: Tony Gayton
Produção: Ken Aguado, Frank Darabont, Eriq La Salle e Butch Robinson
Música: Thomas Newman
Fotografia: Amir M. Mokri
Desenho de Produção: Tom Southwell
Direção de Arte: Douglas Cumming
Figurino: Karyn Wagner
Edição: Jim Page
Efeitos Especiais: Riot / K.N.B. EFX Group Inc.



Sinopse


Tom Van Allen (Val Kilmer) é conhecido como Danny Parker e se faz passar por um traficante de drogas, que se tornou informante de dois policiais, Gus Morgan (Doug Hutchinson) e Al Garcetti (Anthony LaPaglia), que agem disfarçados. Mas Tom é um trompetista e quase nada do que diz ou faz é verdade. A razão disto é para se vingar, mesmo que morra tentando, e esta hipótese não está longe de ser descartada.



Comentário do Pasteleiro: Esse filme tem um clima mais sombrio, mas novamente somos levados a uma trama em que o personagem busca vingança, nem que para isso perca um pedaço de sua alma, o uso de entes queridos como peça de desenvolvimento da trama é freqüente em filmes desse gênero reparem que todos têm algo envolvendo a família. Acredito que foi um dos ultimos filmes bons de Val Kilmer, na minha opinião.


Justiceiro



Ficha Técnica
Título Original: The Punisher
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 124 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2004
Site Oficial: www.punisherthemovie.com
Estúdio: Artisan Entertainment / Marvel Enterprises / Punisher Productions / Partnership Films / VIP 2+3 Medienfonds
Distribuição: Columbia TriStar
Direção: Jonathan Hensleigh
Roteiro: Michael France e Jonathan Hensleigh
Produção: Avi Arad e Gale Anne Hurd
Música: Carlo Siliotto
Fotografia: Conrad W. Hall
Desenho de Produção: Michael Z. Hanan e Rick Heinrichs
Direção de Arte: John Dexter, John Hansen e Steve Saklad
Figurino: Lisa Tomczeszyn
Edição: Steven Kemper

Sinopse


Após ter sua esposa e filho assassinados, Frank Castle (Thomas Jane) decidiu por dedicar sua vida a eliminar o crime das ruas da cidade em que vive. Para tanto Castle não apenas persegue os bandidos como também os elimina, usando para tanto sua experiência como agente secreto do FBI. Seu novo alvo é Howard Saint (John Travolta), um homem ligado ao submundo do crime que decide se vingar da sociedade após ter seu filho morto.



Comentário do Pasteleiro: Se alguém me perguntasse qual personagem sofreu mais em um filme e que realmente tem motivos para se vingar eu diria que é Frank Castle, eu sou assíduo leitor de gibis, e nesse filme que é a 2° filme do personagem descobrimos como é sofrer a família de Frank foi morta, não a mão ou a esposa e filho, mas todos os membros não têm como não se horrorizar com as cenas do filme. O personagem é um clichê e o seu mote é a violência, a nova versão vai abusar do lado violento do personagem só espero que não esqueço que o que move o personagem é a vingança.


Irreversível



Ficha Técnica
Título Original: Irreversible
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 99 minutos
Ano de Lançamento (França): 2002
Site Oficial: www.irreversiblethemovie.com
Estúdio: Studio Canal / 120 Films / Grandpierre / Eskwad / Rossignon / Les Cinémas de la Zone / Nord-Ouest Productions
Distribuição: Lions Gate Films Inc.
Direção: Gaspar Noé
Roteiro: Gaspar Noé
Produção: Christophe Rossignon
Música: Thomas Bangalter
Fotografia: Benoît Debie e Gaspar Noé
Desenho de Produção: Alain Juteau
Figurino: Laure Culkovic
Edição: Gaspar Noé

Sinopse


O filme narra de trás para frente, a história de uma vingança. A primeira seqüência mostra dois amigos desesperados, Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert Dupontel), saindo pelo submundo de Paris à procura do homem que teria estuprado e espancado Alex (Monica Bellucci), a atual namorada de Marcus e ex-namorada de Pierre. Em seguida, a narrativa volta passo a passo no tempo para mostrar como Marcus e Pierre descobriram o nome do autor do crime, recuando até o próprio estupro e os eventos que o antecederam.



Comentário do Pasteleiro: Esse filme tem diversas cenas feitas para chocar, agora se atentem a trama, apesar de todas as sacadas do filme, qual o verdadeiro foco dele, senão a vingança são dois homens em busca da vingança por um crime. Pode parecer uma maneira leviana de ver o filme, mas apesar de todos os efeitos e criatividade o filme é sobre vingança.



Chamas da Vingança




Ficha Técnica
Título Original: Man on Fire
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 146 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2004
Site Oficial: www.manonfiremovie.com
Estúdio: Fox 2000 Pictures / New Regency Pictures / Scott Free Productions / Regency Enterprises
Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation
Direção: Tony Scott
Roteiro: Brian Helgeland, baseado em livro de A.J. Quinnell
Produção: Lucas Foster, Arnon Milchan e Tony Scott
Música: Harry Gregson-Williams
Fotografia: Paul Cameron
Desenho de Produção: Benjamín Fernández e Chris Seagers
Direção de Arte: Hector C. Romero
Figurino: Louise Frogley
Edição: Christian Wagner
Efeitos Especiais: Asylum VFX / Howard Anderson Company



Sinopse


Uma grande onda de seqüestros varre o México, fazendo com que muitos de seus cidadãos mais ricos contratem guarda-costas para seus filhos. John Creasy (Denzel Washington) é um desmotivado ex-agente da CIA, que é levado à Cidade do México por seu amigo Rayburn (Christopher Walken). Sem emprego, ele aceita a proposta de ser guarda-costas da pequena Pita (Dakota Fanning), uma garota de 9 anos que é filha de um industrial (Marc Anthony). Incomodado com as perguntas constantes da garota, John inicialmente vê seu novo trabalho como um fardo mas, aos poucos, cria amizade com Pita e passa a ter um novo ânimo em sua vida. O seqüestro de Pita desfaz esta situação, fazendo com que ele, mesmo ferido, parta para resgatá-la a qualquer custo.



Comentário do Pasteleiro: Novamente a mesma situação, aqui ainda com um clichê comum em filmes de ação, um cara durão que tem de cuidar de uma pessoa que ele não está acostumado a conviver, o final apesar é o único diferencial do filme, o sacrifício do agente é uma das coisas mais marcantes do filme. O personagem tem maneiras criativas de matar em algumas cenas de forma exagerada.


Kill Bill



Ficha Técnica
Título Original: Kill Bill: Vol. 1
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2003
Site Oficial: www.kill-bill.com
Estúdio: Miramax Films / A Band Apart / Super Cool ManChu
Distribuição: Miramax Films / Buena Vista International / Lumière
Direção: Quentin Tarantino
Roteiro: Quentin Tarantino, baseado em personagem criada por Quentin Tarantino e Uma Thurman
Produção: Lawrence Bender
Música: Lily Chou Chou, RZA e D.A. Young
Fotografia: Robert Richardson
Desenho de Produção: Yohei Taneda e David Wasco
Direção de Arte: Daniel Bradford
Figurino: Kumiko Ogawa e Catherine Marie Thomas
Edição: Sally Menke
Efeitos Especiais: Centro Digital Pictures Ltd. / K.N.B. EFX Group Inc.

Sinopse


A Noiva (Uma Thurman) é uma perigosa assassina, que trabalha em um grupo liderado por Bill (David Carradine) e que é composto principalmente por mulheres. Ela está prestes a se casar com Bill, mas no dia de seu casamento seu noivo e companheiras de trabalho se voltam contra ela, quase a matando. Ela fica 5 anos em coma, até despertar com um único desejo: vingança.

Comentário do Pasteleiro: Adoro esse filme, Tarantino cria personagens como ninguém. Aqui somos apresentados a diversos personagens com motivações diferentes, a vingança está presente em diversos momentos e a forma como a trilha vai sendo feita pela noiva é magnífica. Os dois volumes são ótimos, o legal do Tarantino é que ele sabe dos clichês e sabe como usá-los de maneira quase perfeita.



Valente


Ficha Técnica
Título Original: The Brave One
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 119 minutos
Ano de Lançamento (EUA / Austrália): 2007
Site Oficial: wwws.br.warnerbros.com/thebraveone
Estúdio: Village Roadshow Pictures / Silver Pictures / Redemption Pictures
Distribuição: Warner Bros. Pictures
Direção: Neil Jordan
Roteiro: Bruce A. Taylor, Cynthia Mort e Roderick Taylor, baseado em estória de Roderick Taylor e Bruce A. Taylor
Produção: Susan Downey e Joel Silver
Música: Dario Marianelli
Fotografia: Philippe Rousselot
Desenho de Produção: Kristi Zea
Direção de Arte: Robert Guerra
Figurino: Catherine Marie Thomas
Edição: Tony Lawson
Efeitos Especiais: Brainstorm Digital

Sinopse


Nova York. Erica Bain (Jodie Foster) é uma apresentadora de rádio e tem um noivo que a adora. Ela está feliz com sua vida, até que um ataque brutal a deixa seriamente ferida e mata seu noivo. Sem conseguir superar a tragédia, Erica passa a vasculhar as ruas à noite, em busca dos homens que considera ser os responsáveis pelo que lhe aconteceu. Sua busca por justiça chama a atenção da população, que passa a acompanhar sua perseguição anônima. Porém Mercer (Terrence Howard), um obstinado detetive, está decidido a encerrar sua jornada. Ao mesmo tempo Erica começa a se questionar, sem saber se está se tornando justamente aquilo que deseja evitar.



Comentário do Pastel: Lembram de “Desejo de Matar” assunto que falamos lá atrás, pois bem esse filme é praticamente inspirado nele reparem no cabelo da Jodie Foster olhem na foto abaixo e me digam a semelhança é muito forte, apesar de o filme ser tudo isso, ele não consegue transmitir a mesma energia de Desejo de matar, não pela protagonista ser mulher, pelo contrário achei isso muito bom, creio que faltou atitude.



Bem é isso viram que mudei a forma de descrever os filmes? Bem isso é para levar maiores informações para quem estiver interessado nos filmes. Bem por hoje é só, e desculpem o atraso da semana.


2 comentários:

Bom, tem muitos filmes de vingança que saem do clichê do filme de ação básico, por isso fica até meio difícil enquadrá-los nesse quesito.
O Júri, por exemplo, com o Joh Cusack, só no final vc percebe que era um filme de vingança.

Até Batman Begins pode ser considerado filme de vingança.
Ele começa na metade da história mostrando Bruce Wayne com Ra´s Al Ghul buscando meios de se vingar do crime da cidade que matou seus pais e o clímax é na própria cidade, com a vingança de Ra´s pela traição de Bruce.

Mas com certeza o que sempre vem à mente é a maior de todas as histórias de vingança: O Conde de Monte Cristo.
Daí miha grande decepção com o filme do Jim Caviezel, que priorizou a ação e fazia ele matar os caras muito rápido.

A primeira versão que eu assisti era com o Richard Chamberlein e era espetacular justamente pelo plano altamente elaborado que ele fez pra destruir a vida de cada um dos seus inimigos aos poucos, arruinando tudo que eles construíram da mesma forma que fizeram com a vida dele.

Valeu pela participação Corto, realmente é duro enquadrar alguns filmes e o uma coisa que acho legal é como cada filme tem o seu jeito de desenvolver a trama com vingança, uns se arriscam e se dão bem, outros ficam na mesma. Obrigado e espero contar com seus comentários.