"

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

PASTEL DE QUEIJO - Cenas de Reviravolta

Posted by Pasteleiro On 23:07 2 comentários


Bem o Pastel de Queijo atrasou essa semana estou sem a companhia do pessoal que revisa os meus textos então perdoem os erros. Vamos lá ao que interessa. A cena Pastel de hoje é sobre filmes de tribunais, quem se lembra de um filme de tribunal que quando tudo parecia decidido que os vilões iam ganhar aparece uma testemunha chave.

Isso é um recurso comum então vamos lá:




Duas Faces de um crime: Para vencer é preciso se arriscar, é exatamente o que Richard Gere faz nesse filme, ele deixa a promotora irritar o réu, que é interpretado por Edward Norton, e então o personagem mostra que tem dupla personalidade. Golpe magistral, pois assim o rapaz é absolvido da acusação de assassinato.


Nota do Pasteleiro: O Filme é muito bom, assista sozinho para entender e desfrutar a atuação de Edward Norton é fenomenal, aposto que a escolha dele como Hulk está relacionada com esse filme.



O Homem que fazia chover: Aqui temos um caso em que uma empresa de planos de saúde que não pagou os cuidados de um paciente, a grande sacada é utilizar do dono da seguradora para mostrar os erros da empresa, essa cena também é realizada no final do filme como uma grande jogada do advogado.


Nota do Pasteleiro: Esse filme não tem muita ação nessa linha tratando sobre o sistema de saúde prefiro o documentário Sicko de Michael Moore que trata do mesmo tema, e apesar de ser exagerado é mais dinâmico. Se quiser ver somente um filme parado e de tribunal essa é a escolha.




O Mentiroso: As comédias também têm sua cota de surpresas, no filme o Mentiroso, esse que vive passando na Temperatura Máxima, o recurso agora é usar a vítima para vencer, no caso a grande sacada do advogado honesto é revelar a idade da esposa, que pelo fato de ser menor anula o contrato de divisão de bens.


Nota do Pasteleiro: Esse filme é para ver com a família apesar de ter umas cenas de sexo o filme é leve tanto que vive passando na Temperatura Máxima, assistido uma vez no ano é engraçado, assistindo várias vezes se torna caricato.




Julgamento Final: Aqui o filme é sobre uma empresa de carros que não fez recall de uma linha defeituosa, lá no final do filme aparece o contador da empresa que acaba sendo pressionado e revela toda a verdade.


Nota do Pasteleiro: Esse filme é parado, mas é muito legal ver a dinâmica de pai e filha, o elenco de suporte é bom, e a forma inescrupulosa que os personagens tentam justificar os acidentes é chocante.



Legalmente Loira: Voltando as comédias, a cena agora é no final do filme quando a advogada Elle prova através de uma permanente que quem matou o empresário rico foi sua filha com a ajuda da ex-mulher é cômica, mas não foge a regra uma grande bomba no final que salva a mocinha inocente.


Nota do Pasteleiro: Filme de mulher é bem romântico e tenta quebrar a imagem da loira burra, recomendo para quem quer uma comédia suave e que mostra a superação. O filme quer passar uma lição morar sobre várias coisas se gosta de filmes assim este é um prato cheio.



Crimes em Primeiro Grau: No filme a esposa fica tentando provar a inocência do marido quando consegue uma testemunha chave para livrar o marido da cadeia.


Nota do Pasteleiro: O filme é muito bom, engana quem pensa que o final acaba no tribunal e a reviravolta acaba se tornando uma coisa excepcional no filme. É um suspense diferente que tem um final que seria original há alguns anos atrás.O filme tenta ser um novo "Questão de Honra" mas nesse quesito não chega certo.



2 comentários:

Os filmes que definiram toda a base desse sugênero são Anatomia de Um Crime, Testemunha de Acusação e 12 Homens e Uma Sentença.

No Anatomia de Um Crime por exemplo, é emocionante o final quando o advogado de defesa vivido por James Stewart incentiva o promotor interpretado por George C. Scott a pressionar a testemunha, porque só o advogado sabia que a testemunha não era amante da vítima e sim sua filha.

A cara do promotor quando vê seu caso destruído por ele mesmo chega a ser hilária.
Praticamente todas as regras desse tipo de história passaram a seguir as bases lançadas nesse longa do Otto Preminger.
Também gosto muito do Justiça Para Todos Com Al Pacino.

Vi esses dias "Doze homens e uma sentença" adorei, acho que a atuação do Hery Fonda foi fabulosa no filme, pensei em colocar na lista, mas como o filme só se passa em uma sala e a testemunha é só citada achei que ia ficar meio que fora do padrão. Outro filme antigo que tem essa disposição é "O Sol é para todos".