"

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A MODA DA CASA - Preconceito e Superação

Posted by Pasteleiro On 01:04 0 comentários


O A moda da casa dessa semana trata de filmes sobre preconceito racial e superação. São filmes que mostram um pouco de como a população enfrenta essas questões e algumas situações em que pessoas em condições adversas se mostraram com capacidade para mudar conceitos antes imutáveis. Esses filmes são clichês, mas sempre são baseados em histórias reais e tem uma mensagem positiva no final.


Homens de Honra: Esse é um dos filmes que mais gosto do gênero. Trata do preconceito na marinha americana. Cuba Gooding Junior e Robert De Niro estão excepcionais, a dedicação do personagem que Cuba interpreta é formidável. Todo o filme pode ser resumido a uma frase: quando o personagem de De Niro pergunta o que o pai do personagem de Cuba disse para ele ainda ficar tentando após vários obstáculos ele diz “ele me disse ‘seja o melhor’”.

Curiosidade: A história é baseada na vida de Carl Brashear, e na história real o personagem de Robert De Niro nunca existiu, servindo apenas para fortalecer esse lado racista no longa.



Duelo de Titãs: Nesse filme vemos o preconceito através dos olhos de um técnico negro que tem de treinar o time de uma escola que começa a mesclar alunos brancos e negros, mas para isso pega o lugar do antigo treinador. A película mostra o preconceito entre os jogadores e também a forma como vai se formando a amizade entre eles. Esse filme também é baseado numa história real.


Furacão: Novamente temos Denzel Washington atuando como um homem negro preso injustamente por um crime que não cometeu. A história é sobre o lutador de boxe Rubin Carter, e a luta que um fã tem que travar para conseguir a liberdade de seu ídolo. Também baseada em fatos reais.


Quase Deuses: O filme aqui é sobre medicina e lida com os preconceitos que um homem negro tem de enfrentar após arrumar um emprego como auxiliar de um médico. Logo ele vai se destacando e auxiliando o médico em um procedimento revolucionário. O interessante no filme é perceber que, durante toda a história, o personagem Vivien Thomas é visto como uma sombra do médico e só tem seu valor reconhecido quase no fim.
A história também é real e é baseada em um artigo.




Estrada para Glória: Dessa vez o tema é basquete e a grande abordagem é sobre um técnico branco que forma um time misto que se destaca na liga. Mostra a trajetória do primeiro time a ganhar um campeonato somente com jogadores negros como titulares. Também é baseado em fatos reais.


Bem há diversos filmes que tratam de preconceito, mas preferi utilizar na coluna de hoje apenas representantes da moda de longas que mostram o preconceito como um obstáculo para a superação das pessoas.

0 comentários: