"

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PINGANDO OLÉO - O artista (2011)

Posted by Pasteleiro On 10:00 2 comentários

O artista é um filme que vai gerar discussão, afinal ele tem toda aquela situação em que você o ama ou odeia, além disso, em uma era em que qualquer soco na cara é feito em 3D. A aposta por um filme em preto e branco, mudo e ainda uma comédia bem leve é arriscada.





O longa mostra a carreira de George Valentin (Jean Dujardin) um astro do cinema mudo, que durante uma entrevista sem querer lança uma nova estrela Peppy Miller (Berenice Bejo), o que ele não esperava era que com o surgimento do cinema falado a sua carreira iria afundar enquanto a carreira da estrela que ele descobriu iria se fortalecer.





Bem, indo direto ao ponto, se você tirar as homenagens e diversas referências que o longa faz ao cinema clássico, realmente é uma história chata e sem nenhum brilho, agora com um pouco mais de atenção aos detalhes e aos pequenos elementos que foram inseridos no filme como a pinta no rosto da atriz para deixar ela sensual, o fiel cachorrinho e a semelhança entre George Valentin e Clark Gable temos uma grande homenagem.





Não vejo "O artista" como um sucesso, pois mesmo no elenco temos poucos rostos conhecidos, os que reconheço são James Cromwell, John Goodman e Joel Murray (o irmão desconhecido do Bill Murray), mas suas presenças são pontuais. Creio que uma das melhores cenas do filme é a que mostra o sonho do personagem principal que brinca exatamente com a falta de som.





Recomendar "O artista" é complicado, e tenho certeza que várias pessoas que forem ao cinema vão sair reclamando, e creio que essa é sua maior dificuldade não é tão simples de ser aceito e já vem para o público em geral com um ideia que soa velha e sem graça, quando na verdade é uma homenagem.





Escrito por Fábio Campos

2 comentários:

O Malcolm McDowell também faz uma pontinha no filme, quando Peppy participa da seleção dos figurantes! Vi pouquíssimas pessoas falando sobre isso tbm =D

Sério? Olha que legal, eu acho ele um bom ator, mas depois de Laranja Mecânica o pessoal meio que não deu tanto valor quanto ele merecia