"

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

FRITOS NA HORA - Capitães da Areia (2011)

Posted by Pasteleiro On 17:00 0 comentários

Lembro quando tive que ler "Capitães da Areia" lá na oitava série. Na época, achei o livro forte ( com um linguajar chulo e textos que remetiam a estupro e roubo, como ele podia ser indicado para leitura na escola?).

Mas com o passar dos anos, compreendi um pouco sobre as obras de “Jorge Amado” e me aventurei em alguns dos seus livros. Porém, entre os meus preferidos sempre esteve "Capitães da Areia" - por isso, a curiosidade em ver a obra na tela.





A trama do filme, para quem nunca leu o livro, é sobre uma gangue de meninos de rua (chefiada pelo destemido Pedro Bala), que adentra as ruas de Salvador como um grande salvador da molecada.





A versão do cinema dessa história tem uma cara de minissérie da Globo, com as cenas de sexo pouco exploradas. Enquanto o livro era cheio de situções assim, o filme é mais tímido e sabe poupar as crianças de tal exposição (trabalhando mais com a ideia de que algo está acontecendo). Porém, não pense que não tem nudez ou sexo: como todo longa brasileiro, isso não falta.

Mas o que deixa mesmo o filme com cara de material da emissora carioca é a maneira com que a história é contada, querendo mostrar os garotos como heróis - visão um pouco distorcida, que no livro nunca fica muito clara. Eu, particularmente, em alguns momentos tinha raiva das atitudes dos capitães da areia.





Em vista dos problemas que o filme poderia ter, acredito que o resultado é satisfatório: ele tem uma trama boa, que apesar de ser bem resumida do que acontece no livro, não atrapalha no desenvolvimento da história. Um detalhe curioso é que o menino Jean Luís Amorim, que interpreta Pedro Bala, tem cabelos escuros, diferente dos loiros que são citado no livro. Mas aí cabe a liberdade poética.





Recomendo o filme para quem curte a atmosfera da Bahia, cheia de suas religiões, músicas e paisagens, e também para os fãs do baiano Jorge Amado. Só aviso que não vão encontrar uma obra fiel ao livro.

0 comentários: