"

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PASTEL DELIVERY - Aberturas de Séries + Plus

Posted by Pasteleiro On 10:00 0 comentários

Sempre fui um fã de séries, e sendo sincero, nunca fui muito de ir em um só gênero.
Eu misturo tudo, o que vale mesmo é a capacidade de me manter na frente da tela.

Há pouco tempo, comprei um "Almanaque das Séries" - nem preciso dizer que foi uma aula de nostalgia para mim, né? – e resolvi fazer uma lista com as aberturas de séries que mais gosto.

Provavelmente vocês nunca ouviram falar de muitas delas.

Já adianto que elas não estão em ordem de preferência, okay bitch?


Malcolm In The Middle





Sempre fui fã da abertura dessa série por ter uma linguagem toda diferente, misturando desenho, skate, música e todas as zueiras da família do Malcom .É uma pena que não pude ver o final da série, mas está na minha lista de pendências.





Contratempos





Foi-se o tempo em que eu tinha a chance de acompanhar a série "Contratempos" no canal USA - na época ainda não era fã, meu irmão que adorava e eu sempre achei algo bem bobo. Porém, com o passar dos anos, passei a admirar a sua abertura, que não tem nada de diferente, mas é bem nostálgica para mim.





Além da Imaginação





Nenhuma série das antigas teve uma abertura tão emblemática como a de "Além da Imaginação": além de ter uma transição de imagens diferentona, temos um dos melhores textos de abertura que já vi.






O Teatro de Ray Bradbury






Imaginem um quarto todo bagunçado e recheado de mistérios, prontos para serem revelados pelo seu dono. Esse é o principal ponto dessa série que quase ninguém viu.





Wings





Outra abertura em que o maior diferencial é o tempo.

Eu adorava as confusões aprontadas no aeroporto e por anos fui fã da série.
E a abertura é simplesmente fantástica, consegue ser simples e marcante ao mesmo tempo.





Carnivalle





O tipo de série complicada de entender, e com um público muito seleto.
O roteiro ainda tinha altos e baixos, o que fazia com que nem todo mundo acompanhasse.
Porém, a abertura era um diferencial que valia a pena acompanhar!





Hércules





Imaginem um seriado tosco.

Essa é a melhor definição de Hércules, que tinha como diferencial uma música no estilo de filmes de aventura.

O texto tinha uma narração muito interessante, que contava toda a história do protagonista (nesse caso o charlatão bombado, Kevin Sorbo).





Anos Incriveis





Nem preciso dizer que quem viu já se identificou com essa abertura.
A trilha sonora (cover do Joe Cocker para With A Little Help From My Friends, dos Beatles) marcou época e mostra o espírito da série. Quando comecei a montar essa lista, tinha certeza de que não podia deixar o Kevin Arnold de fora.





Drew Carey Show





Séries de comédia em geral têm aberturas boas.
Não é diferente com Drew Carey Show, que não fez muito sucesso no Brasil, mas tem uma das músicas mais legais que já ouvi.
O legal é que o formato lembra muito um Lip Dub, né não?





Sopranos





Um dos melhores dramas em série, a abertura é bem simples: acompanha o mafioso Tony Soprano chegando na sua cidade.
A trilha tem tudo a ver.
Taí uma forma brilhante de mostrar o universo da história em sua abertura.





Dexter





Os criadores de Dexter foram felizes nessa opening.
Nunca vi um exemplo tão claro de demonstrar a série numa abertura: todas as ações do protagonista acabam lembrando um assassinato, e é interessante ainda imaginar que algo tão simples que fazemos pode ter uma ótica tão cruel - sentimento que o psicopata “alimenta” durante toda a série.





True Blood





Me lembra muito a abertura de Carnivale.

Mas o que me fez colocar a série na lista é a sua música, que é muito original e um diferencial na abertura.

Porém, não posso negar que as imagens fortes ajudam.





Esquadrão Classe A





Se você já ouviu ou se lembra desse texto


"Há 10 anos, uma equipe de comandos especiais
foi mandada para a prisão por um tribunal militar
por um crime que não haviam cometido.

Esses homens escaparam da prisão militar
de segurança máxima, passando a
viver secretamente em Los Angeles.

Ainda hoje são procurados pelo governo e
sobrevivem como aventureiros, soldados da fortuna.

Se você tem algum problema, se ninguém mais puder ajudá-lo
e se conseguir encontrá-los, talvez consiga contactar o Esquadrão Classe A."

ou saiu por aí assobiando o tema dessa série, com certeza sabe o porquê dela estar nessa lista!
Apesar de não ter acompanhado muito a série, sou fã dessa abertura.





Sonhando Acordado






Essa é outra das minhas raridades.
Eu me identificava muito com a série e sua abertura, por ela tratar tão bem do universo do cinema e da televisão.
Para vocês terem uma noção, no meio dos pensamentos do protagonista, eram exibidos trechos antigos de filmes com pensamentos do personagem, o que deixava a trama ainda mais interessante.





Arquivo X






Essa aqui vale pela abertura que marcou época.
Afinal, aquela trilha sobrenatural que virou marca registrada da série e a frase "A verdade está lá fora" se tornaram quase definições de "Arquivo X".





E aí, curtiram?

Aposto que tem muita gente que vai me condenar por ter esquecido alguma ou por colocar umas bem toscas...

Mas gosto é gosto.

Me diz aí: qual apresentação de série você acha que não poderia deixar de ser escalada nessa seleção?


Escrito por Fábio Campos

0 comentários: