"

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PASTEL NA CESTA - Um ator que era da pesada

Posted by Pasteleiro On 10:00 0 comentários

Antes de começar, quero deixar claro: o título teve toda a intenção de ser cafona. Eu queria mesmo zoar com as chamadas da Sessão da Tarde, afinal esse ator que eu vou falar é um marco nesses filmes. Para quem ainda não ligou os pontos, estou falando do grandalhão John Candy.




Eu sempre fui fã desse ator que fez clássicos, com sua aparência bonachona e cheio de expressões cômica. Para quem não sabe, esse cara não é americano e sim canadense – inclusive, no início ele teve a companhia de um astro chamado Rick Moranis, que anda sumido mas fez vários filmes nos anos 80, como "Querida, Encolhi as Crianças".

O engraçado desse ator é que, apesar de obeso, ele tentou a carreira nos esportes. Porém, um problema nos joelhos o tirou dessa jogada.

O sucesso como ator chamou a atenção e ele logo foi para o cinema, onde começou a carreira em um papel não creditado no filme "O Verão que Passou". Ainda trabalhou com Steven Spielberg em "1941 - Uma Guerra Muito Louca" e também fez uma participação "Os Irmãos Cara de Pau".





O primeiro papel que lembro dele é no filme "Férias Frustradas" em que ele faz um guarda de segurança todo certinho - para quem não lembra ele contracena com Chevy Chase. Mas com certeza o papel que me fez guardar seu rosto foi o clássico "Splash - Uma Sereia em Minha Vida" no qual interpreta o irmão do personagem de Tom Hanks.

Sua sina de contracenar com astros em ascensão continuou com “Chuva de Milhões”, no qual o astro era Richard Pryor, no papel de um extravagante milionário.





O sucesso de Candy viria através de uma parceria com John Hughes (responsável por todos os filmes que você que está na faixa dos 30 anos como eu, assistia na Sessão da Tarde como "Curtindo a Vida Adoidado", "Clube dos Cinco" e "Mulher Nota 1000"). O resultado dessa dobradinha foi o clássico "Antes Só do que Mal Acompanhado" uma grande comédia, que contava com Steve Martin como coadjuvante. Esse sucesso ainda renderia o ótimo "As Grande Férias", aquela comédia fenomenal com Dan Aykroyd que tinha cenas icônicas como a do urso careca.





Outros filmes de menor sucesso dele são "Quem é Harry Crumb?", "Mamãe Não Quer que Eu Case" além de "Quem Vê Cara não Vê Coração" filme em que contracenou com o menino Macaulay Culkin, com quem viria a trabalhar novamente no primeiro "Esqueceram de Mim".





Deixei por último três grandes participações dele no cinema, que considero as mais marcantes de sua carreira, a primeira é na comédia "S.O.S. - Tem um louco solto no espaço" que é simplesmente uma das melhores sátiras de "Guerra nas Estrelas" que existe e conta com a direção do fenomenal do Mel Brooks.





O segundo filme que destaco é "JFK": o filme é bom, mas o maior destaque é ver Candy atuando num papel mais dramático interpretando Dean Andrews.
E o meu último destaque é em "Jamaica Abaixo de Zero", no qual ele rouba a atenção como "Irving 'Irv' Blitzer", esse foi último filme de Candy lançado.

Infelizmente, para os admiradores desse grande ator, ele faleceu durante as filmagens de "Dois Contra o Oeste", a causa da morte foi um ataque cardíaco. Ele atuou em cerca de 30 títulos para o cinema, vindo a falecer aos 43 anos, em 4 de março de 1994.

0 comentários: