"

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

FRITOS NA HORA - London River - Destinos Cruzados

Posted by Pasteleiro On 17:00 0 comentários

Parado, mas com história e uma carga dramática muito boa. Essa é uma definição que cai bem para o filme "London River - Destinos Cruzados", provavelmente não é a melhor opção para você alugar, ou aquele filme que você estava esperando sair no cinema, para quem tem uma internet rápida, uma boa é baixar o filme online. O motivo de tanto desdém é porque o elenco não tem atores famosos, seu roteiro é direto e a história se constrói em sua simplicidade.





O longa conta a história de Elizabeth Sommers (Brenda Blethyn), uma protestante do interior com todas as suas crenças e convicções, que após o atentado que explodiu ônibus e metrôs em Londres, parte para “capital" em busca da filha. Situação semelhante a do africano Ousmane (Sotigui Kouyaté), um negro muçulmano com uma aparência exótica que tem como meta trazer o filho que ele não vê há muitos anos, de volta para casa.





O que faz o filme crescer aos poucos é a relação dos protagonistas, em uma Londres bastante heterogênea, na qual não faltam imigrantes, em especial muçulmanos, vamos aos poucos enxergando o mundo aos olhos de Elizabeth, uma mulher carregada de preconceitos, que ao se deparar com a vida da filha com o namorado, se sente cada vez mais excluída. A mulher acaba descarregando toda essa frustração sobre a figura de Ousmane, creio que a presença do personagem foi pensada para incomodar mesmo. Ele tem um visual que destoa, com um cabelo diferente e uma imagem assustadora, na verdade ele é só um pai que também está em busca do filho. Mesmo sofrendo algum preconceito da polícia, não vemos sinais de ódio em nenhum momento.





O que gostei é que Londres é mostrada de maneira crua, como qualquer cidade, sem astros e pessoas lindas andando pelas ruas, mas sim um caldeirão de raças carregado de preconceitos, esse é um daqueles filmes profundos que não devem ser assistidos ao acaso e sim compreendidos. Fica como dica para quem quer mais atuação e menos ação. Uma curiosidade é que o ator Sotigui Kouyaté morreu pouco depois do filme lançado, mas teve tempo de vencer um Urso de Prata por sua atuação.

0 comentários: