"

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

FRITOS NA HORA - Blade Runner

Posted by Pasteleiro On 10:00 0 comentários

Pode parecer surpresa para muitos que leem o blog que alguém que goste de filmes como eu, não tenha assistido a esse clássico da ficção cientifica chamado Blade Runner. Por isso resolvi nesse final de semana conferir qual era a do filme, e se era bom mesmo.





A história, para quem não sabe, conta sobre o ano de 2019, onde robôs geneticamente criados, chamados no filme de replicantes, são caçados e afastados (mortos). A trama se foca em Deckard (Harisson Ford) um caçador de replicantes aposentado que é contratado para caçar um bando que se rebelou e veio a terra em busca de uma forma de sobreviver. Afinal, o modelo deles só tem um período de vida de 4 anos.





O cenário e a linguagem surpreende, afinal algumas tecnologias mostradas no "futuro" são muito atuais e servem quase como uma referência hoje. Quanto ao roteiro, tenho que admitir que não é fácil de digerir. Como qualquer filme cult, a história não é simples e é cheia de interpretações, tendo inclusive vários finais espalhados por ai. A versão que assisti é a final com a aprovação do diretor Ridley Scott.





No elenco do filme como destaque principal o sortudo Harrison Ford, que teve a chance de participar de três filmes que transformariam esse ator mediano em uma estrela. Além dele temos Daryl Hannah (Elle do Kill Bill), Rutger Hauer (que sempre faz umas pontas em bons filmes) e Edward James Olmos ( conhecido por Battlestar Galactica, e agora por Dexter).

Detalhe são as várias questões levantadas pelo filme, como por exemplo o fato dos replicantes terem sua imagem transformada ao longo da trama. No ínicio acreditamos que eles são cruéis e aos poucos vamos percebendo que na verdade eles são vítimas e de certa forma escravos de uma sociedade agressiva. Cada um tem uma teoria sobre o filme, o próprio Ridley Scott afirmou que o personagem de Ford na verdade é um replicante também. Eu mesmo em alguns pontos do filme cheguei a imaginar que todos ali eram replicantes.





Na minha opinião, Blade Runner é um clássico, então fica complicado achar defeitos ou mesmo não recomendar o filme. Para quem gosta de ficção cientifica é um prato cheio. E com certeza vale como referência para quem gosta de grandes filmes.

0 comentários: