"

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SUCOS DO RODRIGO - Rock in Rio ou pop in rio?

Posted by Pasteleiro On 10:00 0 comentários

E foi se o primeiro final de semana do Rock In Rio, mas será deixa saudade?





Entre mortos e feridos o saldo foi bem positivo, apesar de todo receio e medo que tínhamos em relação ao festival o primeiro final de semana foi até que bom.

Começando com o dia pop, ou o dia que os roqueiros queriam morrer, deu o pontapé inicial já errando, Milton Nascimento assassinando a música Love of my Life do Queen (pra que?) e também a sua imagem, pois foi algo no mínimo hediondo o apresentado!

Logo após, Paralamas do Sucesso e Titãs jogaram para a torcida e resolveram desfilar todos os hits e boas canções que nenhuma banda da geração atual conseguirá alcançar, público ganho já nos primeiros sons!

Ai veio Claudia Leitte que sabendo que não era bem quista ali resolveu mandar os famosos “Vamo pulá e sai do chão” e acabou conseguindo abafar um pouco as vaias, que ao contrário do que foi noticiado pela Rede Globo e Multishow ocorreram e muito durante o show da baiana!





Katy Perry trouxe um pouco do seu pop colorido (e bem desafinado diga se de passagem), mas acabou cativando o público, o que não era tarefa difícil, com hits e muita simpatia, já a velha senhora, Sir Elton John resolveu abandonar o fechamento do dia deixando para Rihanna o serviço e certo fez ele!Ninguém ali merecia ouvir Skyline Pegeon ou Benny and the Jets, essas músicas são jóias preciosas demais para serem ouvidas por um público despreparado.

Rihanna veio e fechou de maneira chata, atrasada e de certa forma previsível, com músicas quase beirando o sono!





Dia 2 e o som “pesou” um pouco mais, mas nem tanto a ponto de o Nx Zero abrir o dia com o seu rock para não assustar mamãe e papai. Burocrático, chato e vaiado novamente, aliás, é uma praxe dos pupilos do Rick Bonadio, vide o que aconteceria com o Gloria no domingo.

Stone Sour e Snow Patrol são um capitulo a ser discutido, o primeiro porque estava no dia errado, é pesado demais para o rock/pop tocado ali e acabou praticamente despercebido um bom som, com um hard rock revigorante, já o Sub-coldplay não funciona ao vivo (e no estúdio sim). Por mais que o vocalista Gary Lightbody se esforce a sensação é sempre que estamos num consultório médico prontos para dormir enquanto esperamos.





Red Hot chilli Peppers entrou com jogo ganho de novo, mas ao contrário do que fez em 2001 resolveu deixar algumas gotas de suor escorrer e fez um bom show, mas tá bom né? Não, quem já viu os shows dos Pimentas antigos sabe que ao vivo o quarteto quebra até concreto, mas devido as novos direcionamentos sonoros e integrantes,Josh Klinghoffer não funcionou me perdoem os fãs mas é visível que o cara não tem pique de palco e erra demais, sua guitarra as vezes soltava sons estridentes em excesso que atrapalham e muito o show!





E o Capital inicial? Esse foi o vencedor do dia, goste ou não era visível que Dinho e Cia levaram o público na mão e com uma apresentação simples e direta, fez o que muitos artistas gringos não conseguem que é vencer na base da humildade.

E o dia dos “METALEIROS” começou e lógico rodeados de medos, insegurança e a habitual ignorância da mídia nacional.

Evangélicos profetizando na porta do show (juro que ri quando vi a imagem deles pregando na porta da Cidade do Rock), Zeca Camargo errando o número de vindas do Motorhead ao Brasil e o Multishow limando São Paulo do mapa nacional ao dizer que o Metallica não pisava no Brasil há 12 anos, sendo que os quatros tocaram há poucos mais de 1 ano no Morumbi e assim começa o calvário para quem gosta do estilo.

Gloria abre o dia com seu som mesclando o choro do emo com o metal tipicamente americano e dá lhe chatice e vaias, tanto que os músicos foram espertos e não deixaram espaço entre músicas para que não fossem ouvidas as vaias!

Como era o dia do metal a produção resolveu esculhambar de vez e colocou o Coheed and Cambria, que não tinha um acorde a ver com o que se chama de Heavy Metal, e apesar de fazer um rock básico a banda só empolgou no clássico The Trooper do Iron Maiden!

E a primeira banda de rock, aquele que todos amam e idolatram pisa no palco mundo, dá lhe Lemmy e seu Motorhead quebrando tudo!

Going to Brazil e Overkill levaram muitos headbangers as lágrimas e Lemmy provou mais um vez o seu status de semi Deus!





Slipknot trouxe o seu circo dos horrores cheio de Trash e metal moderno, fazendo um dos melhores shows da atual edição, fato que foi evidenciado com a entrega do público aos malucos americanos.





People=Shit e The Heretic Anthem levaram o publico ao delírio e com isso Corey Taylor se vingou da sua primeira apresentação com o Stone Sour e levou para a casa um público entregue!

Silêncio e os quatros cavaleiros do trash metal adentram o recinto e ....

São três pontinhos mesmo, pois foi inexplicável o que ocorreu na madrugada, uma banda emocionada e público apaixonado fizeram a melhor apresentação das últimas edições.

O que o Metallica fez na madrugada de domingo para segunda foi no mesmo nível do que Queen e Iron Maiden entregaram no primeiro Rock in rio, fato que era impossível de afirmar, mas que agora é realidade.





Seek and destroy, Fuel, Fade to Black, Orion e a lista seria um setlist inteiro devido a intensidade entregue por James Hetfield e Cia!





E no saldo final? O Rock in Rio foi melhor do que esperado e só evidenciou o estado ruim da música brasileira, que só foi salva pelos artistas mais velhos, como Paralamas,Titãs e o Capital Inicial e que realmente artistas pop acabam perdendo de goleada para o rock quando falamos em festivais.
Que venha o próximo final de semana!

0 comentários: