"

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

FRITOS NA HORA - Sem Destino

Posted by Pasteleiro On 10:00 0 comentários

Apontado como um marco do final dos anos 60, o filme Sem Destino é um road movie, que acompanha a odisseia de dois motoqueiros: Billy (Dennis Hopper) e Wyatt (Peter Fonda). Eles começam o filme vendendo uma remessa de drogas e decidem com o dinheiro que receberam partir para o carnaval de Mardi Gras.





O filme, na minha opinião, se perde algumas vezes no seu silêncio. Na paisagem, em alguns momentos é possível ver com clareza a mensagem de que as pessoas buscam a paz de diversas maneiras - como no trecho em que os motoqueiros encontram uma comunidade hippie, que busca de maneira heroica plantar algo em uma terra árida.





O longa apresenta dois grandes marcos. A trilha sonora, que conta com a famosa música Born To Be Wild , uma espécie de hino para os motoqueiros. O filme também nos apresenta um jovem ator chamado Jack Nicholson, que curiosamente estava participando do filme como produtor executivo e só entrou no filme porque o ator Rip Torn acabou abandonando a produção. Assim, o papel do advogado alcoólatra George Hanson foi passado para Nicholson, que chamou tanto a atenção pelo filme que concorreu ao Oscar.





A produção, com raízes bastante independentes, teve o roteiro feito por Peter Fonda, Denis Hopper e Terry Southern, que mais tarde iriam ficar contestando quem tinha escrito o quê no filme. Polêmicas à parte, algumas cenas lembram muito Medo e Delírio, que tem um final simplesmente cruel e mostra que o Estados Unidos daquela época ainda estava marcado por preconceito e ódio. Um detalhe curioso é que, dizem as lendas e eu não duvido, grande parte do elenco estava drogada durante as filmagens.





Não sou muito fã desse estilo de filme, mas com certeza os amantes da música e do conceito de liberdade irão adorar. Prestem atenção no personagem de Nicholson, que com certeza poderia se chamar de R. P. McMurphy (Um Estranho no Ninho) dentro de alguns anos.

0 comentários: