"

quarta-feira, 13 de abril de 2011

SUCOS DO RODRIGO - O sentimento não pode parar… Parte 2

Posted by Pasteleiro On 17:00 0 comentários

Ir para um show do U2 é uma via sacra, é um caminho sem fim, seja na hora de comprar os ingressos, passando pela fila e normalmente pelo calor (Os irlandeses adoram tocar aqui no verão, dessa vez tivemos um outono quente!).





Na fila é possível ouvir histórias interessantíssimas sobre a banda e seus fãs, ouvi, por exemplo, de um garoto que largou faculdade e tudo mais, para passar 4 dias na fila e tocar os seus ídolos (Que dessa vez pararam depois de um ensaio para falar com aqueles que estavam dormindo na fila), ou da professora que saiu do interior de São Paulo para viajar o mundo atrás de Bono e Cia, loucura? Não acho, a banda entrega a todos a paixão necessária para sobreviver ao dia a dia!

Ao abrir os portões, somos jogados a um turbilhão de emoções a começar pelo palco, que assusta por estarmos diante de algo único, é impressionante como aquela “NAVE” é imponente e nos impacta logo no começo, o que vale ser lembrado é que todos no estádio têm como ver o show!





Qualquer fã ali não sente o cansaço e a chuva que cai forte em São Paulo, e simplesmente imagina quais musicas tocaram ou qual será o efeito usado, ninguém ali quer saber se voltará gripado, estamos num culto a céu aberto e só nós contentaremos quando formos tocados ali no fundo da nossa alma com uma canção pungente!

Um relógio aparece no telão, será começo? Não, ali está à sacada, joga a expectativa no alto e depois abafa um cinismo típico, é ali que vemos um encaminhamento de Bono e Cia rumo às brincadeiras da Zoo TV!

Agora sim, nos PA´s começa Space Oddity do David Bowie, com os olhos marejados já no refrão percebo uma fã olhando para o céu e agradecendo por aquele momento, vamos embarcar em algo único, “Take your protein pills and put your helmet on”...
Um soco na cara? É bem isso que senti na hora que The Edge soca o pé sem dó nas pedaleiras e manda Even Better than the Real thing. O suor misturado aos corpos molhados da chuva evaporam, e com isso se forma uma nuvem de almas que ali tentam tocar o mais alto possível, com vozes sobressaltando a do líder!





Não há tempo, Bono emenda Out of Control, uma música que o próprio definiu como tocada somente em ocasiões especiais, e essa foi uma dessas!No domingo a banda batia o recorde dos Stones de banda com a MAIOR lucratividade em uma turnê na história, pouco? É pouco, os quatros irlandeses queriam mais e foram atrás disso!

Get out on your boots e Magnificent provaram a força das novas canções e que deverão ser presença constante nos futuros sets!Sem tempo de respirar somos agraciados com Mysterious ways, Elevation e Until the end of the world, como parar de pular? Uma das missões do U2 na noite era levar cada gota de suor como uma medalha de batalhas ganhas e eles conseguiram já nessa seqüência!

Ai Bono apelou e mandou Still haven´t found what I´m looking for e Pride, lágrimas e fãs cantando em uníssono era a partida ganha, nessa hora me perdi, parecia que a minha alma tinha sido levada, era impossível ver algo em minha frente além do culto ao céu aberto que estava ocorrendo naquele momento.

North star e Beautiful Day (com direito a garota ganhando selinho) fazem a poeira baixa e os corpos se restabelecerem do impacto das primeiras músicas!
Miss Sarajevo, como ouvir essa música sem lembrar-se da violência que vivemos diariamente? Apesar de se basear em uma história do outro lado do mundo, somos levados a imaginar fatos que nos afetam dia após dia nas guerras que vivenciamos em nosso planeta!





Surpresas? Só Zooropa, que não era tocada a milhões de anos atrás, só isso faria desse show o melhor da tour, mas não, a banda entregou os motivos citados acima e mais algumas coisas pelo percurso que ainda viria!

Tivemos a sequencia para matar saudades da fantástica Vertigo Tour, com City of Blinding lights e Vertigo (Com direito a Helter Skelter no final!) e para “balançar” um pouco I´ll go crazy if I don´t go crazy tonight, estádio em chamas nesse momento com a batida eletrônica!

Como se as emoções não tivessem sido acima da média, são emendadas Sunday Bloody Sunday, Scarlet e Walk on, lágrimas não existiam mais, mas Bono e Cia queriam mais e mais, até o último pingo da sua capacidade de exalar emoção e foi isso que eles conseguiram nas próximas músicas.

One é aquela canção que ao tocar você já sente o arrepio na espinha e os olhos ficam marejados, ao vivo e com o estádio ali convertido para aquele único sentimento ela acaba se tornando maior que a vida.

Where the streets have no name é ecoada e com ela balões com as cores de nossa bandeira são alçados ao ar pelos fãs, banda e público em catarse coletivo, nesse momento era visível que os quatro ficaram balançados, ouvimos um Best night ever, thank you!

Ao final With or without you diz que o amor pode ainda imperar em tempos árduos, mas é Ultra Violet que renova a fé em qualquer sentimento e nos transcende para tudo aquilo que é bom no mundo.





Moment of surrender, foi apropriada para o fim do setlist, pois ali, 90 mil pessoas adicionadas de 4 irlandeses, são rendidos em um momento único, olhei para o meu lado e vi algo único, muitos jovens, mulheres e homens chorando e olhando para o alto como se quisessem agradecer por aquela noite. O estádio em escuro total, iluminado por luzes de celulares e isqueiros era um céu, e se pensar bem era aonde nos sentíamos naquele exato momento.

A banda agradece, exausta e entregue ao amor despendido por todos numa noite de domingo, noite essa que foi de recorde, o U2 agora é a banda com a maior turnê da história (Tanto em lucratividade como em público!) e só por isso os 4 já poderiam sair com sentimento de dever cumprido, mas não, eles quiseram ainda entregar o melhor show da tour 360 (Segundo palavras de fãs e equipe que os acompanham).





Dos PA´s sai o som de Rocket man do cantor Elton John, me sento ao gramado do Morumbi e olho para aquilo incrédulo, o que vivi ali foi maior, foi único, ao meu lado um senhor chora copiosamente como se tivesse ganhado o prêmio do dia, e pensando bem nós ganhamos,saiamos do estádio com o sentimento de um culto muito bem executado e que nossas almas ali se fundiram e viraram uma energia única de alegria, prazer e amor... E como diz a letra, viramos UM SÓ!

0 comentários: