"

quinta-feira, 28 de abril de 2011

FRITOS NA HORA - Oldboy

Posted by Pasteleiro On 17:00 0 comentários

Oldboy é um daqueles filmes que eu sempre prometi que veria, mas nunca o fiz. Acho que era um preconceito com os filmes orientais e suas lutas mirabolantes, coisa que sempre me deixou com um pé atrás em relação à história.





A trama é inicialmente simples: um homem, após uma noite de bebedeira, é sequestrado e preso num quarto com cama, banheiro e televisão. Então, durante 15 anos, Dae-su Oh (Min-sik Choi) é mantido preso, até ser, finalmente, libertado e descobrir que não pode encontrar sua filha porque ele é o principal suspeito do assassinato da sua própria esposa, e só pode contar com a ajuda de Mi-do, (Hye-jeong Kang) uma chefe de cozinha, e No Joo-hwan, (Dae-han Ji) seu melhor amigo.





O filme segue a busca de Dae-su Oh por sua vingança contra seu algoz, que aos poucos vai revelando o que o motivou a aprisioná-lo por tanto tempo. O jeito que a história continua lembra um enredo melhorado de Jogos Mortais, no qual todo o foco é na vingança levada ao extremo.





Oldboy, além de uma história que brinca com o irreal, recheada de personagens estranhos e com cenas perturbadoras, tem uma cena de luta que bota as de muitos filmes de ação americanos no chinelo. Outra cena de destaque é a interação de Dae-su Oh com uma lula que ele devora. Achei um vídeo de como foi gravado a cena da lula.





O filme é original em todos os extremos e é duro de falar dele sem contar detalhes da trama, mas recomendo (e muito) para quem gosta de cinema alternativo, cenas de ação e tramas com reviravoltas. Ultimamente o cinema coreano me impressionou com Oldboy e I Saw The Devil, mas me deixou decepcionado com o entediante "Mother".





Uma curiosidade é que um dos maiores fãs desse filme é Quentin Tarantino.

0 comentários: