"

terça-feira, 12 de abril de 2011

FRITOS NA HORA - Rio

Posted by Pasteleiro On 10:00 1 comentários

Desde que surgiram as primeiras imagens sobre a nova animação dos estúdios Blue Sky, ambientada no Rio, eu já joguei uma atenção a mais e lancei uma expectativa que estava com medo de não ser atendida… (sim, é péssimo quando você ansioso para um lançamento, e ele chega às telas fazendo você morrer de arrependimento por pagar caro num ingresso.) Mas eu não tô aqui para “dramar” nada sobre os valores das sessões, só vim para esclarecer a minha opinião sobre Rio.





A onda de 3D realmente não baixou, se tornou uma evolução permanente em lançamentos no cinema. Isso é bom, pois eu, que gosto muito do Brasil (mesmo nunca mencionando ser patriota), pude fazer uma VISITA AÉREA sobre as melhores paisagens da cidade maravilhosa, sem medo nenhum… (mas também não vou “dramar” sobre falta de segurança…) O filme traz o melhor 3D em animação que eu já vi até agora, com elementos e personagens que não se cortam pelas arestas da tela… deixando o voo dos pássaros sempre livre.





Blu, o personagem principal, foi a minha maior preocupação… pois eu não consegui me apegar ao fato de uma ararinha tão simpática e medrosa ter sido dublada por Jesse Eisenberg. Mas depois vi que a voz de nerdinho dele combinou perfeitamente com a personalidade da ave… (uma identidade que será fixada no ator durante um bom tempo, eu acho). A outra arara, fêmea e bem mais cheia de personalidade, ficou por conta de Anne Hathaway. Mas essa eu já estava confiante que iria dar certo. Na verdade, o elenco todo estava ok… o problema mesmo era a produção do filme e a história.





Pois eu não sei vocês, mas me orgulho muito de ver o Saldanha sendo reconhecido pelo mundo com filmes de ótima bilheteria e arrecadação posteriores, com fixação no mercado com os personagens e tudo mais, entretanto… A Era do gelo sempre deixava alguma coisa a desejar. Tá que a comparação é automática: coloque Blue Sky + DreamWorks + Pixar = bela disputa (atualmente). As produções anteriores do estúdio não alcançavam metas e sempre deixavam a desejar, já RIO, no primeiro fim de semana de estreia, alavancou o filme como a animação de melhor arrecadação do ano (sim, ele foi esperto de estrear antes de Carros 2, mas mesmo assim não estou sentindo a empolgação do público com o lançamento desse filme, nem no mercado de promoções e nem mesmo meus priminhos na faixa de 6 a 7 anos estão afim de saber qual a nova aventura do Relâmpago McQueen).





Resumindo: corre logo para o cinema, deixa de ser AQUELE que espera desenho animado sair em DVD (porque faz-de-conta que desenho não é filme) e faça questão de assistir ao lançamento em 3D, a experiência de voar junto com esses pássaros é incrível (quase levar uma “mãozada” do Cristo Redentor também…).

Você vai querer sair do cinema sambando com a trilha sonora, escute antes de
ver o filme se puder, pra já ir entrando no clima. #ficadica

A crítica acima foi escrita pelo Eduardo Myr

1 comentários:

Parabéns à Pastelaria por comentar sobre o filme RIO. Ótimo texto.