"

terça-feira, 1 de março de 2011

PASTEL DA SEMANA - Greco

Posted by Pasteleiro On 11:30 1 comentários

Estamos de volta com mais um Pastel da semana o convidado hoje é o Greco


Quem é: Greco tem 25 anos, trabalha na NucleoTCM, não come carne e adora cerveja. Escreve besteiras e arruma briga no twitter, tem um tumblr sobre nada e outro sobre cerveja.


Um filme que recomendo:



Bem difícil a tarefa de escolher um único filme, no meio de tantos que eu gosto e poderia recomendar. Escolhi O Fantástico Sr. Raposo" por ser um filme que passou meio despercebido e pra cutucar o dono da pastelaria, que julga a animação um gênero menor no cinema. O filme foi adaptado do livro de Roald Dahl, famoso por ter escrito "A Fantástica Fábrica de Chocolate" que também virou filme, e todo mundo conhece. É a primeira animação de Wes Anderson, conhecido por "A Vida Marinha com Steve Zissou", "Os Excêntricos Tenembauns" e pelo seu estilo peculiar de direção.



O filme conta a história do Sr. Raposo (George Clooney), um ex-ladrão de galinhas que à pedido de sua esposa grávida, Sra. Raposa (Meryl Streep), abandona a vida do crime e passa a trabalhar como colunista de um jornal. Mas nem tudo é perfeito nessa nova vida de cidadão do bem, a crise de meia-idade abate-se sobre Sr. Raposo, e ele se vê diante da oportunidade de realizar um grande roubo e assim encontrar razão em existir novamente. Contando com a ajuda de seu amigo, o gambá Kylie (Wally Wolodarsky), e de seu sobrinho Kristofferson (Eric Anderson), que está passando uma temporada em sua casa, Sr. Raposo rouba três grandes fazendas vizinhas e volta a se sentir no auge. Até que os três fazendeiros roubados reúnem-se para vingar o roubo e capturar Sr. Raposo, que agora está no meio de uma aventura que envolve toda sua familía e outros animais vizinhos.




O YouTube não me deixou embedar o trailer legendado, se preferir clique aqui e aqui pra ver direto na página do YT.



Mesmo baseado numa história infantil sobre pequenos animais, o diretor consegue explorar dramas bastante humanos durante a narrativa. A crise emo adolescente de Ash (Jason Schwartzman), filho do Sr. Raposo, rejeitado pelo pai que prefere o primo Kristofferson, e a própria crise de meia-idade do Sr. Raposo, já retratada por Wes Anderson em personagens de outros filmes, fazem com que o filme ganhe outra proporção, deixando de ser apenas uma animação qualquer.



Também vale destacar o belo trabalho de produção do filme que utiliza a técnica de stop-motion. Sim, o bom, velho e trabalhoso stop-motion, nada de CGI. Todos os bonecos usados no filme são criados a partir de rascunhos e produzidos de verdade, assim como toda indumentária, acessórios e cenários. As cenas foram gravadas em 12 quadros por segundo ao invés dos usuais 24, da animação tradicional, o que dá ao filme um charme rústico ainda maior. Vale clicar aqui (em inglês) para acompanhar um pouco mais da produção do filme.







Pra quem gosta do Wes Anderson, a estética do filme lembra muito outros filmes dele, e o time de dubladores, são atores que sempre acompanham o diretor:Bill Murray, Jason Schwartzman, Owen Wilson e Willen Dafoe são alguns. Os novatos no time são os veteranos do cinema, George Clooney e Meryl Streep.



O Fantástico Sr. Raposo teve duas indicações ao Oscar de 2010 e apanhou de "Up" nas duas categorias em que concorreu: filme de animação e trilha sonora original. Mas quem liga para o Oscar?



--



Um filme que não recomendo:



Queria não recomendar toda a franquia de Velozes e Furiosos, mas como só posso escolher um, fico com o quinto e próximo a ser lançado. Que, aliás, vai se passar no Rio de Janeiro.







Já gastei bastante teclado pra falar sobre o Sr. Raposo, então aqui a dica vai ser simples: não perca seu tempo! Se quiser assistir um filme legal que também se passa no Rio e vai ser lançado em breve, clique aqui ;-)

1 comentários:

Bom texto, Greco.
Gostei da ironia no final em relação ao Rio. Espero bastante deste filme.
Sobre o filme que não gostou, eu discordo de sua opinião. Penso que você deveria realmente indicar os 5 filmes da franquia e não apenas o último. São todos muito ruins.

Abraços