"

sexta-feira, 4 de março de 2011

Top Pastel - Brasil no Oscar....e a sua maldição

Posted by Pasteleiro On 13:30 0 comentários

Participar do Oscar é considerado um feito incrível para diversos atores, atrizes e diretores. Ano após ano vemos o Brasil tentando, tentando e nada do nosso cinema ser reconhecido na cerimônia. Pensando nisso, resolvi fazer um post com as participações brasileiras que bateram na trave da premiação.

1.Central do Brasil





Central do Brasil foi o filme que fez o cinema do país voltar a tomar forma. A história da senhora que escreve cartas na rodoviária encantou o mundo, e a atuação de Fernando Montenegro foi fabulosa... Pena que naquele ano também concorreu "A Vida é Bela", que, tendo a 2º guerra como plano de fundo, acabou roubando a atenção. Quem não morreu de raiva ao ver o italiano Roberto Benigni fazer acrobacias na cadeira ao receber o Oscar de melhor filme? No meu ponto de vista, essa foi a vez que o Brasil mais chegou perto da estatueta.





2. Cidade de Deus





Se Central do Brasil foi o filme que iniciou a retomada do cinema no Brasil, com certeza Cidade de Deus foi o que fez o brasileiro prestigiar de verdade os nosso longas nacionais. Com um enredo muito bom e considerado por muitos a versão brasileira de "Bons Companheiros", o Brasil bateu na trave no Oscar. Foram cinco indicações: Melhor Diretor (Fernando Meirelles), melhor roteiro adaptado, melhor fotografia e melhor edição, porém não vencemos em nenhuma das categorias.


3.Lixo Extraordinário





Essa é mais recente, aconteceu na madrugada de segunda-feira passada. O documentário Lixo Extraordinário é uma obra do artista plastico brasileiro Vik Muniz, que mostra o encontro do artista com catadores de lixo e a forma como a arte reage no ambiente do lixão de Duque de Caxias. Uma pena que os americanos novamente olharam para o próprio umbigo e premiaram um filme que fala só sobre a crise deles.


4.Fernanda Montenegro





Fernanda Montenegro é a única Atriz Brasileira da história a concorrer a um Oscar. Sua participação na cerimônia foi emocionante, uma pena a estatueta ter acabado nas mãos de Gwyneth Paltrow, por sua atuação no monótono Shakespeare Apaixonado.

5.O Quatrilho





O Quatrilho foi indicado quando o Brasil parecia ter recuperado o fôlego nos cinemas. Pelo menos é o que parecia na época, apesar disso só veio a ocorrer de fato depois de Central do Brasil. O filme foi considerado por muita gente como muito parado e se não fosse a indicação ao Oscar provavelmente teria passado batido para quase todo mundo.

6.Canção Original de Fale com Ela





A música do Brasil sempre foi rica com grandes interpretes, por isso é claro que algum dia um filme utilizaria um de nossos artistas. A escolha não poderia ter sido melhor e Caetano Veloso se tornou o primeiro brasileiro a se apresentar em uma cerimônia do Oscar, na ocasião em que cantou "Burn it Blue". Pena que acabou perdendo o prêmio de Canção Original para Lose Yourself (Eminem, Jeff Bass e Luis Resto).

7.O Pagador de Promessas





O filme "O Pagador de Promessas" foi o primeiro e único filme brasileiro premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Dirigido por Anselmo Duarte, foi também o primeiro filme brasileiro a concorrer ao Oscar, e encabeçou a fila que dura até hoje.


8.Melhor Diretor: Hector Babenco





Hector Babenco não nasceu aqui, sendo argentino radicalizado brasileiro, apesar de algumas declarações infames, como esta. Acabou recebendo uma força da torcida do Brasil quando concorreu com "O beijo da mulher aranha", que contava com Sônia Braga. Porém, seguindo a maldição, acabou perdendo para "Fanny e Alexandre", do lendário Ingmar Bergman.


9.Melhor Filme Estrangeiro: O Que é isso Companheiro?





Baseado no livro do – agora politico – Fernando Gabeira, e dirigido por Bruno Barreto, o filme narra a história do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick. O longa também contava com um elenco composto por diversos atores que se tornaram grandes nomes da comédia nacional, como Fernanda Torres, Matheus Nachtergaele, Pedro Cardoso e Luiz Fernando Guimarães. Também é importante ressaltar a presença de Alan Arkin, futuro ganhador do Oscar, no filme. A película acabou perdendo para o holandês “Caráter”.


10.Gone NuttyCarlos Saldanha




Todo mundo que já viu “Era do Gelo” deve se lembra do esquilo que aparece o tempo todo em sua saga atrás de uma noz. Pois bem o filme do qual estamos falando é “Gone Nutty” e conta a história de Scrat (o próprio esquilo pré-histórico). Uma pena Carlos Saldanha não ter seu trabalho reconhecido nessa obra, espero que com o filme “Rio” ele tenha mais sorte.


0 comentários: