"

domingo, 15 de março de 2015

OPINIÃO - Quando conheci o cinema argentino

Posted by Pasteleiro On 12:00 0 comentários

Alguns anos atrás estava em busca de alguns longas diferentes para assistir e acabei me deparando com um que tinha sido recomendado alguns anos atrás, o longa em questão era de produção argentina e havia sido indicado ao Oscar de filme estrangeiro. Por conta disso resolvi que devia assisti-lo para conhecer todos os indicados, porém naquele ano infelizmente o filme acabou não levando e foi assim através de “Um conto chinês” que conheci o cinema dos hermanos,além de que com esse longa descobri Ricardo Darin, o grande ator daquelas bandas.




Depois de ver a qualidade do roteiro de suas produções, acabei me deparando com outros trabalhos. Nna época acabei me deparando logo em seguida com o interessante “O segredo dos seus olhos” um filme de suspense que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro, com uma trama cheia de conteúdo e que tem uma critica a época de ditadura. O longa me conquistou e então resolvi que era hora de conhecer mais e mais produções argentinas em especial as estreladas pelo Ricardo Darin.





Nas lista de filmes logo entraram o inteligente “Nove Rainhas”, um longa que bota muitos filmes americanos no chinelo, com uma trama cheia de reviravoltas e que retrata um pouco o mundo das pessoas que ganham a vida fazendo trapaças, depois me emocionei com o belo “O clube da Lua” que é praticamente um Ode aqueles tempo antigos, nos quais existia uma comunidade entre as pessoas, e em que os clubes de bairro dominavam.

Esse ano acabei me deparando com o belo “O filho da noiva” um filme belo e tocante, que trata de um tema tão delicado como um mal de Alzheimer de uma maneira delicada e com belas atuações. Esse ano ainda vi outro longa argentino com um roteiro extremamente brilhante chamado “O cachorro” e que até já comentei aqui, a história sobre um homem idoso que vê em um cão uma chance de ser alguém novamente.




Não quero aqui me ater a uma lista de todos os filmes bons argentinos, só destaquei alguns que mais me despertaram a atenção, o que realmente quero trazer a tona é essa preocupação que o cinema argentino tem de criar bons roteiros, apesar do Ricardo Darin, ser um grande ator e estar em grande parte das produções dos nossos vizinhos, temos longas como “Medianeiras” que tocou num assunto muito importante sobre a distância que existe entre os relacionamentos e como funciona esse tal de amor virtual.





Bem esse post explica um pouco do que o cinema argentino representa para mim, como o descobri e como me tornei fã de suas produções, com certeza existem coisas ruins, é claro, porém creio que o maior diferencial dos argentinos é trabalharem primeiro um roteiro construírem ele e se preocuparem em contar uma história, essa pode ter como fundo qualquer época ou lugar, sem se firmar só na ditadura por exemplo, ou nos anos de Perón, essa preocupação em contar uma história em construir um roteiro para mim é o diferencial do cinema deles, e é algo que sinto falta em muitas produções nacionais, que acabam as vezes utilizando de atores mais conhecidos e pagando uma grana alta, em vez de investir um pouco mais na trama. Não venho aqui acabar com o cinema nacional, nos últimos anos temos evoluído, mas precisamos saber que nesse quesito infelizmente (ou felizmente pois podemos desfrutar) os nossos Hermanos estão anos a nossa frente


Escrito por Fábio Campos

0 comentários: