"

sexta-feira, 20 de março de 2015

FRITOS NA HORA - O Mágico de Oz (1939)

Posted by Pasteleiro On 12:00 0 comentários

O Mágico de OZ é um dos filmes que mais me fascinavam quando era garoto, me lembro que uma noite, na virada do ano, não sei porque motivo a Rede Globo resolveu passar no Corujão o filme, me lembro bem de estranhar passar um longa tão velho e em preto e branco, então logo a tela mudava e o filme ganhava cor. Achei aquele recurso mágico e só anos depois resolvi investir um pouco do meu tempo para conhecer a história desse clássico, o qual conhecia o conto de fadas mas não o filme.




Estrelado pela bela e talentosa Judy Garland que faz o papel de Dorothy, o filme conta a história do mundo de OZ, um local mágico, cheio de figuras estranhas como o Espantalho (Ray Bolger) que quer um cérebro, o Homem de Lata (Jack Haley) que quer um coração e o Leão Covarde (Bert Lahr) que deseja coragem, além, é claro, do imponente e farsante Mágico de Oz (Frank Morgan), personagens que hoje fazem parte da cultura popular.

O que gostei muito nesse clássico é a forma como a história vai se construindo, com um inicio no qual os personagens são apresentados em suas versões normais e já com alguns dos “problemas” que eles terão no mundo de Oz, além disso, a trilha sonora é perfeita e nem preciso elogiar a famosa “Somewhere Over the Raibow” que é marcante. Não bastando isso, os momentos musicais são muito bons, e remontam de uma época aonde os atores também tinham uma representação musical ótima.




Para quem não conhece, o filme é inspirado no livro de L. Frank Baum que escreveu, além desse clássico, mais 13 livros sobre o mundo de OZ. Outra curiosidade é que o longa teve quatro diretores, começou com Richard Thorpe conhecido por filmes como Ivanhoé, e depois foi para George Cukor que viria a trabalhar novamente com Judy em “Nasce uma estrela”, porém ele acabou saindo no meio das filmagens e deixando o cargo para Victor Fleming, que também herdou de Cukor “E o vento levou..”. O longa ainda teve uma pequena direção de King Vidor (Guerra e Paz), desta forma podemos dizer que quatro diretores estiveram envolvidos nessa grande obra que foi indicada a seis oscars e ganhou dois por conta da sua trilha sonora.



Para mim, esse é um clássico que deve ser respeitado e assistido por todos que querem entender um pouco sobre a história do cinema, com certeza é uma boa opção também para quem adora filme com temática de fantasia. Uma dica é que assistam depois “Oz: Mágico e Poderoso” que serve para explicar um pouco da história de alguns personagens.


Nota de Fábio Campos - 8,0

0 comentários: