"

domingo, 29 de março de 2015

FRITOS NA HORA - Kamchatka (2002)

Posted by Pasteleiro On 12:00 0 comentários

Falar sobre a ditadura em filmes é sempre garantia de dramas profundos e interessantes, e “Kamchatka” é mais uma prova de que isso da certo. Explorando a ditadura argentina através dos olhos de uma criança, o longa consegue mostrar bem como era a situação das pessoas que se opunham ao governo, tendo de viver escondidas e não sabendo em quem podiam confiar.




A primeira vista o longa lembra um pouco “O ano que meus pais saíram de férias”, porém ele vai mais profundo na questão, mostrando uma história não tão feliz como vimos no filme nacional. Aliados a isso, temos também um elenco que conta com o melhor ator argentino Ricardo Darin, que em qualquer papel consegue transpassar um pouco de seriedade e emoção em suas atuações.




Eu gostei muito do filme e acabei percebendo algo que um colega de trabalho havia levantando a bola, todos os filmes argentinos usam, em algum momento, o nome do filme nos diálogos, como que para explicar para quem está assistindo porque foi escolhido aquele titulo. Não havia reparado nisso, mas aqui aconteceu e não foi nada sutil.




No saldo geral, “Kamchatka” é um bom filme. O ator mirim Matías del Pozo tem empatia suficiente para se relacionar como protagonista, só senti um pouco mais de falta do lado politico na história, se centrando demais na visão das crianças, mas acho que não posso condenar o longa por seguir essa linha. Um ponto importante é que acho que esse filme serve para muitos babacas que querem a volta das ditaduras e acham que isso é solução para todos os problemas, recomendo que assistam e reflitam um pouco sobre como era a vida das pessoas na época.


Nota do Fábio Campos - 6,5

0 comentários: