"

sábado, 1 de novembro de 2014

FRITOS NA HORA - Platoon (1986)

Posted by Pasteleiro On 12:00 0 comentários

Platoon é um filme que marcou época por mostrar os horrores que aconteciam no Vietnã, no qual os jovens americanos achavam que partiam para uma guerra cheia de ideais e que seriam heróis, porém caíam num mundo de violência, mortes e como no caso do filme de drogas e descaso com a vida.




A trama é sobre um novato chamado Chris (Charlie Sheen), que acaba se deparando, no batalhão que vai servir, com dois homens com visões diferentes. Um deles é o Sargento Barnes(Tom Berenger) que só consegue resolver as coisas através da violência e enxerga a guerra como uma forma de liberar seu ódio, já o outro é o Sargento Elias (Willem Dafoe) que acredita em outras formas de resolver o problema, tendo em alguns momentos uma abordagem mais pacifista. Desta forma, o protagonista acaba se dividindo entre dois exemplos de autoridade que são praticamente antagonistas.




Bem, em termos de roteiro eu achei o filme interessante, mas não tem uma pegada que me chame muito a atenção. Gostei da crítica construída da guerra e também da forma como a história é imparcial, mostrando que existiam muitos soldados quase psicopatas nos campos de batalha, matando tanto homens, como mulheres e crianças inocentes.




A atuação do Charlie Sheen impressiona, ainda mais se pensarmos que ele se tornou um ator de seriados de comédia que pouco podemos associar a um filme sério como esse. A direção do Oliver Stone se mostra através da forma como a violência é demostrada, em especial nas atitudes do sargento Barnes . Para mim é um bom filme com forte crítica social e deve ser assistido por todos que querem conhecer um pouco da guerra do Vietnã e das pessoas que lutaram nela.


Escrito por Fábio Campos

0 comentários: