"

sábado, 22 de novembro de 2014

FRITOS NA HORA - Livrai-nos Do Mal (Documentário) 2006

Posted by Pasteleiro On 12:34 0 comentários

Desde que me conheço por gente sou católico. Não sou daqueles praticantes que vão todos os domingos à igreja com participação ativa e tudo o mais. Mas por conhecer um pouco da religião, foi muito foda, e aqui uso um palavrão mesmo para descreve essa sensação, assistir a um documentário como “Deliver Us From Evil”.




No início, ao assistir esse documentário que mostra a vida de um padre pedófilo que se escondeu por anos atrás da sua batina (sendo acobertado pela igreja em diversos momentos), dá uma sensação ruim ao escutar pais e mães falando sobre os anos em que frequentaram a igreja e na confiança que tinham no padre, que abusou dos seus filhos aproveitando-se desse laço. Intercalados a esses momentos, temos os depoimentos do padre Oliver O'Grady, que cometeu esses crimes em busca do perdão dessas crianças, hoje adultos. Toda aquela aparência de bom velhinho que o padre tem, se desfaz a cada depoimento das crianças que sofreram abuso e revira o estômago ao imaginar as barbaridades que cometidas por ele.




Esse cenário em que o mostro é pintado, toma contornos mais obscuros quando outros membros da igreja começam a aparecer, e em vez de tentar tirar o lobo do meio das ovelhas, buscam transferir o padre para outras comunidades, onde seus atos se espalham mais e mais. De forma brutal, o documentário é um tapa na cara de muitos católicos e serve como um sinal forte de que as mudanças, que esse novo Papa Francisco vem oferecendo, tem uma razão de existir, em especial a agressividade dos atos cometidos e das tentativas de colocá-los debaixo do tapete.




Escrito por Fábio Campos

0 comentários: