"

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

FRITOS NA HORA - Os Intocáveis (1987)

Posted by Pasteleiro On 12:00 0 comentários

Virada da década de 20 para 30, após a instauração da Lei Seca pelo governo dos Estados Unidos da América, a sociedade entra em crise com a desmoralização das autoridades, criminalidade, corrupção e o enriquecimento das máfias.




Em Chicago um homem ganha fama e fortuna criando bares clandestinos e driblando a lei recém criada. Seu nome: Alphonsus Gabriel Capone, ou melhor, Al Capone, o mais famoso de todos os gangsters americanos.

Sob essa ambientação o filme nos apresenta um agente federal recém chegado na cidade com o objetivo de combater o crime organizado, Eliot Ness (Kevin Costner), que trata de recrutar um grupo de outros agentes que o ajudariam na caça ao grupo mafioso de Capone: o contador Oscar Wallace (Smith), o italiano Giuseppe Petri, também conhecido como George Stone (Garcia) e o policial aposentado Jim Malone (Connery).

Assim se dá uma perseguição implacavel à mafia, numa trama empolgante e dinâmica que leva uma investigação oficial a transformar-se em uma disputa pessoal entre Capone e Ness.

Agora, meus queridos clientes, exponho minha opinião pessoal sobre esse filme.

Já havia o assistido há muito tempo atrás, alguns anos na verdade, e tive a boa fortuna de podê-lo reassistir essa última semana, em meio a uma noite insone, sendo surpreendido pela sua exibição em canal aberto.




Logo de cara posso dizer que um dos pontos altos do filme é o elenco. Sean Connery, Kevin Costner, Charles Martin Smith, Andy Garcia e o nosso sempre amado Robert De Niro, que interpreta o poderoso Al Capone (quem mais De Niro poderia representar que não o mafioso, não é mesmo? Alguns clichês levamos para a vida).

Confesso que não sou fã do Kevin Costner, e que ao olhar para seu rosto sou diretamente direcionado ao Waterworld, o que me faz imaginar guelras atrás de suas orelhas e tudo mais, mas em "Os Intocáveis" senti esse meu pequeno preconceito facilmente superável. Seu personagem estábem trabalhado pelo roteirista e consegue ser levado sem maiores problemas por Kevin, sem falar na ajuda espetacular que Sean Connery dá ao filme, com uma interpretação muito convincente, que acabou por levar o Oscar de melhor Ator Coadjuvante no ano de 1988, batendo nomes como Morgan Freeman e Denzel Washington.

Importante, também, ressaltar cenas iconicas que ficaram marcadas na memória de todos os fãs de cinema, como a ópera que Capone assista enquanto Jim Malone sofre um atentado, a cena final sobre o telhado do tribunal de Chigaco e a famosa cena do carrinho de bebe que desce as escadas do metrô em meio a um tiroteio entre mafiosos e policiais (cena baseada no Encouraçado Potemkin, filme de 1925).




Por fim, o que tenho a dizer sobre o clássico "Os Intocáveis"? Assista! Mesmo com o Kevin Costner, assista! Assista pelo Sean Connery, pelo De Niro, Por Andy Garcia interpretando mais um italiano... Ou assista, simplesmente, por ser um filme de máfia, sabemos que isso é um motivo mais do que suficiente para apertar o play.

Minha emoção ao reassistir o filme? Me senti animado e pronto para mais algumas doses carcamanas na telona.


Escrito por Luiz Fernando Pierotti

0 comentários: