"

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

FRITOS NA HORA - Compliance (2012

Posted by Pasteleiro On 14:00 0 comentários

Até que ponto vale obedecer alguém? Essa é a grande questão que cerca “Compliance”, um drama baseado em fatos reais que faz o estômago de qualquer um revirar.




Na história, uma simples funcionária de um “fast-food imaginário”, que você pode descobrir qual no Google (#ficadica), é acusada de roubo, depois que um policial liga para a gerente da lanchonete e pede que ela vá obedecendo suas ordens para colaborar com a policia. O que ocorre é que a cada momento as ordens ficam mais bizarras e ninguém questiona a voz por trás do telefone e a humilhação com a pobre moça parece não ter fim.




Nem preciso dizer que a situação toda é tremendamente bizarra, e que muitas pessoas podem achar um absurdo como a história transcorreu, mas é um fato que existem pessoas que só sabem seguir ordens e em troca de elogios continuam agindo como se estivessem com a razão enquanto cometem atos absurdos - o maior exemplo disso é a Alemanha Nazista, que encontrou muitos partidários por conta de pessoas com pensamento semelhante a este.




Eu recomendo o filme, que pode ser encarado como um drama, mas que tem doses de suspense angustiante. Para quem ficou curioso, aviso que a gerente em questão foi demitida da empresa e presa, sendo que logo depois recebeu uma indenização de 1 milhão de dólares por alegar que não havia sido treinada para situações como a que passou, já a funcionária também processou a famosa rede de lanchonetes em 6 milhões de dólares.


Escrito por Fábio Campos

0 comentários: