"

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

FRITOS NA HORA - Detenção (2010)

Posted by Pasteleiro On 14:00 0 comentários

Há poucos dias falei no blog sobre “Compliance”, um drama que explora através de uma história real como as autoridades exercem o poder sobre as pessoas. Em “Detenção”, novamente acompanhamos de forma um pouco romantizada uma história real.




No experimento realizado pela universidade de Stanford, um grupo de voluntários foi dividido entre guardas e presos, e partindo dai, colocados em um ambiente que simulava uma cadeia, com pouco tempo as figuras de autoridade foram se formando e a situação ficou critica, quem quiser saber um pouco mais antes de ver o filme pode ler aqui.




No filme a situação é quase parecida com a que descrevi acima, tendo como agravante que o experimento foi e se estendeu além do que devia. Para mostrar os contrapontos da história, somos apresentados a dois personagens-chave representados por Adrien Brody e Forest Whitaker. Enquanto o primeiro é um pacifista, o segundo é um homem religioso e frustrado que vive com a mãe. A forma como eles enxergam o mundo acaba se chocando durante o experimento, levando cada um a repensar sua vida.




Gostei do filme porque ele consegue envolver, você assiste às coisas que vão acontecendo e de certa forma quer parar com aquilo, fica torcendo para que um dos cientistas apareça o mais breve possível. Quando isso não acontece, você acaba se identificando com a situação. Só posso dizer que esse é um dos grandes filmes que vi esse ano.


Escrito por Fábio Campos

0 comentários: