"

sexta-feira, 13 de julho de 2012

FRITOS NA HORA - Monsieur Lazhar - (2011)

Posted by Pasteleiro On 14:11 0 comentários

Esse aqui é um filme como “Detachment” (do qual falei há poucos dias), que retrata um pouco da vida dos professores - todas as alegrias e frustrações que cercam essa profissão.




O longa é centrado em Bachir Lazhar (Mohamed Fellag), um homem que se oferece para dar aulas a uma turma em que a professora se suicidou em plena sala.




A história lida com o aspecto emocional que a morte causa aos alunos e o clima pesado que os estudantes carregam. É interessante perceber o vínculo dos problemas que se escondem atrás do mestre e do cotidiano que ele enfrenta com os alunos. Aos poucos vamos entendendo porque ele quis o trabalho e a importância disso para ele.





Diferente daqueles filmes em que o professor é quase um anjo que passa pela turma modificando tudo e depois partindo, aqui temos uma realidade mais crua, mostrando um homem mais amargurado, que erra e mente, mas que no fundo é alguém que assim como os alunos quer esquecer uma dor. Enalteço também a fábula da crisálida que ele conta ao final - simplesmente emocionante.




Escrito por Fábio Campos


0 comentários: