"

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PINGANDO ÓLEO - 12 anos de Escravidão (2013)

Posted by Pasteleiro On 12:00 2 comentários

Mostrar a escravidão no cinema é sempre uma tarefa difícil, pois ali você tem uma linha tênue entre o bom senso de expor a realidade dos fatos e do outro lado, a glamorização hollywoodiana desnecessária em relação a um assunto tão triste.

12 anos de escravidão, novo filme do promissor diretor Steve Mcqueen, conta a incrível história de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) um homem livre que viu a sua vida mudar, quando é sequestrado e transformado em escravo.




McQueen não se coloca na tela os ferimentos e chibatadas, como mostra os efeitos dos ferimentos no dia a dia dos escravos.

Para contar uma história tão forte e real, sim Solomon realmente existiu e viveu tudo isso, 12 anos de escravidão tem um elenco formidável que destaco a vil Sra.Epps vivida pela ótima Sarah Paulson, o conflituoso Sr. Ford vivido por Benedict Cumberbatch e grande revelação Lupita Nyong´o que da vida a sofridíssima Patsey.




Se 12 anos de escravidão tem o fortíssimo elenco de apoio acima, o seu destaque vai para o incrível Michael Fassbender e o candidato a brigar por Oscar Chiwetel Ejiofor que nos brinda com uma atuação na medida certa do Sr.Solomon Northup.




12 anos de escravidão é um filme dolorido, pois escancara as feridas humanas sem dó, para ensinar o quão baixo a humanidade consegue chegar.
E depois de ver essa aula de cinema e história, vejo que Maya Angelou sempre teve razão.

"All men are prepared to accomplish the incredible if their ideals are threatened."


Escrito por Rodrigo Moia

2 comentários:

Sou muito ruim em história, e pra quem também é esse filme deve ser ótimo, porque mostra a verdadeira vida dos escravos.

Hum é um filmaço, é bem forte em termos históricos por não mostrar aquele escravo feliz ou fantasioso que muitos filmes vendem a imagem.